segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Astronomia: O futuro do turismo espacial

POR SALVADOR NOGUEIRA
Será que no futuro vamos poder fazer turismo em outros planetas? A Nasa aposta que sim.
VISÕES DO FUTUROO trabalho numa agência espacial não consiste só em projetar foguetes e espaçonaves. Por vezes, ele envolve imaginar as possibilidades que o futuro distante nos reserva. O turismo espacial (ao menos para milionários) já é realidade, mas será que um dia poderemos deixar nosso mundo natal e nos aventurar por outros planetas?
ESCOLHA SEU DESTINOPelo sim, pelo não, um grupo de designers do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa resolveu fazer uma série de pôsteres retrôs que “vendem” viagens pelos mais encantadores destinos do Sistema Solar.
Pôsteres para Marte, Terra e Vênus, respectivamente quarto, terceiro e segundo planetas a contar do Sol. (Crédito: JPL/Nasa)
Pôsteres para Marte, Terra e Vênus, respectivamente quarto, terceiro e segundo planetas a contar do Sol. (Crédito: JPL/Nasa)
ENTRE A TERRA E MARTENesse futuro imaginário, a humanidade já se tornou uma civilização multiplanetária. Tanto que o pôster para Marte anuncia: “Visite os locais históricos”. Em compensação, a pegada para vender a Terra para os potenciais marcianos é outra: “Onde o ar é de graça e respirar é fácil”.
PAISAGENS EXÓTICASClaro, nesse futuro longínquo, você também pode visitar Vênus, o gêmeo mau da Terra, onde instalações são mantidas flutuando na alta atmosfera, longe do inferno escaldante da superfície. Ou pode ir até Ceres, “a rainha do cinturão de asteroides”.
A caminho do Sistema Solar exterior, Ceres, a última parada antes de Júpiter, com sua lua oceânica Europa. (Crédito: JPL/Nasa)
A caminho do Sistema Solar exterior, Ceres, a última parada antes de Júpiter, com sua lua oceânica Europa. (Crédito: JPL/Nasa)
TERRA DE GIGANTESHá aqueles que preferem ir ainda mais longe, fazendo voos de balão na atmosfera de Júpiter para admirar as incríveis auroras. Ou visitar uma de suas luas, Europa, e “descobrir a vida sob o gelo”. Em Saturno, há dois passeios imperdíveis: enfrentar as ondas do mar de Kraken, na lua Titã, e conhecer os gêiseres da lua Encélado.
AUDACIOSAMENTE INDOE para os realmente corajosos, o passeio imperdível é o “Grand Tour”, que prevê sobrevoos de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno: a gravidade de cada planeta o direciona ao próximo destino. Uma espaçonave já fez isso, a Voyager 2, e foi atirada para fora do Sistema Solar, para nunca mais voltar. Não por acaso o pôster anuncia: “Uma escapada que acontece uma vez na vida”!
Titã e Encélado são as atrações de Saturno, e vê-se um pouco de tudo no Grand Tour, que só pode ser realizado a cada 175 anos, quando os planetas se alinham! (Crédito: JPL/Nasa)
Titã e Encélado são atrações, sem falar no Grand Tour, que só pode ser feito a cada 175 anos, quando os planetas se alinham! (Crédito: JPL/Nasa)
BÔNUS 1: No site do projeto Visions of the Future, no JPL, você também pode encontrar outros cinco pôsteres, feitos no ano passado, e destinados a “vender” viagens a alguns exoplanetas famosos.
BÔNUS 2: A empresa americana SpaceX também entrou nessa onda no ano passado e produziu alguns pôsteres turísticos de Marte, que já foram publicados pelo Mensageiro Sideral aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário