quarta-feira, 22 de julho de 2015

Windows 10: saiba como salvar os arquivos em segurança antes de instalar a atualização

Na próxima semana a nova versão do sistema operacional Windows será lançada e distribuída através de uma atualização a todos os usuários que possuírem no mínimo o Windows 7 SP1 instalada no computador. O procedimento de instalação é para ser simples, e não irá requerer nenhum conhecimento avançado dos seus usuários. Porém, como qualquer alteração no sistema operacional sempre existe algum risco de falha no processo, e por esse motivo é extremamente recomendado que antes de iniciá-lo seja feita uma cópia de segurança dos arquivos importantes.  
Atualmente o volume de arquivos dos usuários é enorme, principalmente se forem vídeos ou fotos em alta definição. Entre as estratégias possíveis, é possível enviá-los para algum disco virtual (Google Drive, Dropbox). Ainda assim pode ser um processo dispendioso, para os leitores que possuírem um disco externo ou um pen drive de alta capacidade, basta criar uma cópia dos arquivos. Mas existe uma alternativa simples e pouco conhecida disponível nativamente no sistema operacional. Nessa coluna será apresentado o procedimento de particionamento do disco rígido usando o assistente disponível no Windows 7 ou versões superiores.  
O procedimento  
Criar uma partição no disco rígido consiste em dividi-lo em duas ou mais partes, e dessa forma organizá-lo em volumes para que os arquivos fiquem armazenados em locais diferente do sistema operacional e programas. E se ocorrer alguma falha grave no sistema operacional, os arquivos não serão afetados por uma eventual reinstalação do Windows.  
Criando uma partição 
Para criar uma nova partição do disco rígido, siga os passos abaixo:  
1 - Clique no botão Iniciar. 
2 - Clique na opção Painel de Controle. 
3 - Clique na opção Sistema e Segurança. 
4 - Clique em Criar e Formatar partições do disco rígido. 
O assistente de particionamento irá exibir a estrutura atual do disco rígido. No exemplo apresentado dessa coluna foi usado um equipamento com um HD considerado pequeno para os padrões atuais, e por esse motivo a capacidade de armazenamento pode variar. A instalação do Windows 7 cria uma partição de aproximadamente 100MB e a reserva para o sistema. A outra partição é a que o sistema operacional foi instalado, assim como o diretório destinado ao usuário. 
Para criar uma partição a partir desse volume, clique com o botão direito do mouse e acesse Diminuir Volume. Esse procedimento irá partir o volume atual em mais de um volume com o tamanho que você mesmo irá definir. Vale citar que o tamanho da partição que será criada é diretamente proporcional à quantidade de informações que ela terá de armazenar e, claro, o tamanho do espaço livre disponível no disco rígido. 











O valor informado será o corresponde ao novo tamanho da partição em que o sistema operacional está instalado e mais o diretório do usuário. A diferença entre o novo tamanho e o tamanho original irá corresponder ao tamanho do novo volume que está sendo criado. 
Definindo o novo tamanho da partição 
Ao clicar em Diminuir, o assistente de criação de partições do Windows irá lhe conduzir em um passo a passo até finalizar a criação da partição de backup. Clique em Avançar.
Pode parece redundante a etapa seguinte, porque o volume que será formatado. Não há necessidade de alterar o tamanho sugerido pelo sistema operacional, já que corresponde ao tamanho do volume que foi definido nas etapas anteriores.










Clique novamente em Avançar.  Nessa etapa, é possível definir a “letra” que representa a partição que está sendo criada. Se preferir mudar, altere-a na caixa de seleção. Senão, clique em Avançar.  
 










Antes de gravar as definições da nova partição é possível nomeá-la. Para isso, se preferir, informe o nome do Rótulo do volume (por exemplo: backup ou arquivos) ou apenas clique em Avançar. Na tela seguinte, clique em finalizar.
Verifique em seu computador como ficou a nova definição de partições no disco rígido do computador, que deve ter um aspecto semelhante ao da figura abaixo:  
Pronto, com a partição criada, é só mover todos os arquivos para ela e aguardar a notificação para a instalação da nova versão do Windows.  

Imagens: Re

Nenhum comentário:

Postar um comentário