quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Apollo, a coleção completa de fotos

POR SALVADOR NOGUEIRA
As jornadas à Lua, realizadas entre 1968 e 1972, representam até hoje é a maior distância já percorrida por seres humanos além de seu próprio planeta. O esforço bem-sucedido do sucesso Apollo não veio sem grande sacrifício — para vencer a corrida espacial, o governo dos Estados Unidos chegou a empenhar até 5% de todo o seu Orçamento anual na Nasa. Desde então, a agência espacial tem tido recursos bem mais modestos, da ordem de 0,5% do Orçamento. (Isso ajuda explicar por que os americanos pararam de ir à Lua e nunca mais voltaram.)
Astronauta Alan Bean, da Apollo 12, ao lado do módulo lunar Intrepid (Crédito: Nasa)
Astronauta Alan Bean, da Apollo 12, ao lado do módulo lunar Intrepid (Crédito: Nasa)
Cinco provas da ida do homem à LuaMais cinco provas da ida do homem à Lua
Agora, um fã dessa incrível aventura humana, Kipp Teague, reuniu todas as fotos arquivadas do projeto Apollo numa página do Flickr. O Project Apollo Archive, iniciativa que Teague tem conduzido desde 1999, é o repositório definitivo para quem quer admirar essas incríveis imagens (ou simplesmente procurar pelo em casca de ovo nelas). São quase 9.000 fotos ao todo, a maioria delas sem qualquer tipo de processamento — apenas o escaneamento bruto em 1.800 dpi feito pelo Centro Espacial Johnson, da Nasa, em 2005.
Ao contrário do que alguns têm noticiado por aí, essa não é uma iniciativa da Nasa. É um projeto pessoal, que apenas contou com a colaboração da agência espacial americana (todas as imagens produzidas pelo programa espacial dos Estados Unidos são de domínio público). Mas não há dúvida do incrível valor histórico. Dá para passar uma tarde inteira só olhando para elas. Então, tenha muito cuidado ao clicar aqui. Eu avisei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário