quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Site mostra escala do menor até o maior comprimento conhecido no Universo


 
Nós já apresentamos aqui no Mega Curioso, o site que mostra um mapa do Sistema Solar em escala real e te dá a noção exata da distância que separa o Sol de Plutão. Agora, outra página da internet traz uma completa e interessante escala do Universo, mostrando os tamanhos, desde o menor objeto ou distância conhecidos até o maior. Mas você sabe o quais são esses corpos e quais as medidas deles?
Ao iniciar a página intitulada “The Scale of the Universe”, depois de escolher o idioma de sua preferência, você vê um pequeno quadro e abaixo, uma barra de rolagem. Na tela há o desenho que representa o ser humano, junto com um pássaro dodô, uma bola de praia e uma planta do tipo raflésia, além de uma minhoca gigante. Essa é a imagem inicial porque é o tamanho que representa o nível que nós nos encontramos, um pouco acima do círculo que equivale a 1 metro.
A partir daí você pode movimentar a barra de rolagem para a esquerda, para ir até a menor distância conhecida, ou para a direita, para ver o maior item que se tem conhecimento. Até chegar na tela com a espuma quântica, o comprimento de Planck e a string (corda), que são os menores itens que os humanos conhecem, você atravessa muitos níveis e confere centenas de corpos e comprimentos, em dezenas de níveis que indicam onde você está. Todas as ilustrações contêm uma breve descrição, bem como a indicação do seu tamanho, que podem ser acessadas com um clique.
No caminho, é possível observar as ilustrações dos átomos de hidrogênio e de hélio, logo após a indicação do menor objeto visível a olho nu. Comprimentos de ondas eletromagnéticas, molécula da água, vírus, bactérias, grãos de areia e de sal, insetos, animais e objetos como moedas, palitos de fósforo e bola de basquete são alguns exemplos de itens menores que o ser humano ilustrados no site. Até o tamanho do próprio aplicativo está indicado na escala.
Na outra direção, aparecem os grandes animais como elefantes e até dinossauros, árvores, monumentos, grandes objetos como aviões e alguns países, além da indicação do comprimento equivalente a uma maratona. Assim vai até que você saia da atmosfera terrestre e passe a verificar o tamanho dos corpos celestes, a distância entre alguns deles, as galáxias, e até um ponto interessante que representa a altura somada de todos os humanos, que seria cerca de 10 milhões de km.
Na extremidade esquerda da barra de rolagem você vai conferir o maior objeto conhecido que é o próprio Universo em suas infinitas dimensões e, um pouco menor, a representação do chamado “Universo observável”, o limite que os humanos conseguem observar do Espaço.
Vale a pena conferir para ter conhecimento do que nós, seres humanos realmente representamos em relação ao tamanho do Universo. Também é interessante saber quais são os limites da observação dos homens atualmente. Para visitar o site, conferir detalhes e viajar por todos os comprimentos conhecidos pela humanidade, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário