sexta-feira, 23 de setembro de 2016

NASA promete revelar descoberta sobre Europa, lua de Júpiter

NASA fará revelação sobre descoberta de atividade em Europa, lua de Júpiter
A comunidade científica está ansiosa para saber o que a NASA descobriu sobre a famosa lua de Júpiter!



Na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, a NASA fará uma teleconferência para apresentar "novas descobertas" da gelada lua Europa, de Júpiter, feitas através de imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble.

Ninguém sabe qual será o tema principal dessa revelação, mas a Agência Espacial Norte Americana já adiantou que não se trata de vida extraterrestre, cortando rumores e especulações que já estavam surgindo logo após o comunicado.

Twitter da NASA - revelação sobre lua Europa de Júpiter
"Segunda-feira, vamos anunciar novas descobertas sobre a lua Europa de Júpiter.
Alerta de spoiler: NÃO são extraterrestres", disse a NASA em seu Twitter oficial, no dia 21 de setembro.
Créditos: Twitter / NASA / divulgação

Claro que qualquer revelação sobre uma hipotética vida em Europa não viria de descobertas feitas através do Hubble, já que esse telescópio espacial não encontra-se perto o suficiente para localizar qualquer traço ou indício de vida por lá. Por outro lado, a revelação da NASA pode sim ter alguma relação com uma possível vida extraterrestre, pois segundo um comunicado de imprensa emitido pela própria NASA, a notícia trará informações relacionadas a um oceano escondido, ou seja, um fator chave para uma potencial habitabilidade na lua de Júpiter.

Atualmente, os cientistas têm fortes evidências para acreditar que existe um oceano subsuperficial escondido abaixo da camada de gelo de Europa. Esse oceano poderia ser salgado por conta de suas interações com o núcleo quente da lua e as substâncias químicas da superfície. Isso nos mostra que, caso haja vida nos possíveis oceanos salgados de Europa, essa vida teria acesso a nutrientes.

Lua Europa de Júpiter
Ilustração artística de Europa, lua de Júpiter.
Créditos: divulgação

Algumas hipóteses sugerem ainda que um oceano escondido abaixo da superfície gelada de Europa não seria apenas capaz de suportar vida microbiana, mas também outras formas mais complexas, uma vez que há indícios de oxigênio dissolvido, que favorece vidas multicelulares como conhecemos. Se você está pensando em formas de vida parecidas com águas vivas ou medusas, você não está sozinho(a).

Em 2013, o Hubble detectou plumas de vapor de água ao redor da lua, aumentando ainda mais as esperanças de que os gêiseres são formados pela própria água do oceano escondido que acaba atravessando a espessa camada de gelo.

Posteriormente, o Telescópio Hubble não conseguiu realizar novas observações desses gêiseres, o que levantou a hipótese de tudo ter sido apenas um erro, ou até mesmo um impacto de asteroide.

Será então que a "revelação sobre a lua Europa" terá alguma relação com novas observações de gêiseres na lua? Se esse for o caso, será uma notícia incrível, pois irá confirmar a existência de um oceano escondido em Europa. E se existir mesmo um oceano abaixo da camada de gelo, as chances de vida aumentam drasticamente!


Mas chega de especulação! Vamos esperar a segunda-feira para saber do que se trata de fato o tão esperado anúncio da NASA. E uma coisa não podemos negar: estamos contando as horas para saber que tipo de atividade o Hubble observou na mítica lua Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário