Petição por segundo referendo sobre a UE supera 2 milhões de assinaturas
Mais de 2 milhões de pessoas já assinaram até a tarde deste sábado (25) uma petição ao Parlamento para que o Reino Unido celebre um segundo referendo sobre a União Europeia (UE).
O site petition.parliament.uk chegou a travar com a grande quantidade de pedidos por uma segunda consulta.
O texto, impulsionado por um cidadão identificado como William Oliver Healey, pede aos deputados a "implementação de uma norma pela qual se o voto para sair ou ficar (na UE) for inferior a 60%, com uma participação inferior de 75%, deveria ser convocado outro referendo.
Através de uma mensagem em seu site oficial, o Parlamento afirmou que considerará este pedido para debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas.
Uma comissão vai se reunir na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.
No referendo da última quinta-feira (23), 51,9% dos eleitores britânicos escolheram romper os laços entre o Reino Unido e o bloco comunitário, contra 48,1% que preferiam continuar na UE, em uma consulta que teve 72,1% de participação da população.
A decisão, porém, revelou grandes divisões dentro do Reino Unido. Escócia e Irlanda do Norte, além de grandes cidades como Londres, votaram a favor da permanência do bloco.
Após o anúncio do resultado, o premiê britânico, David Cameron, anunciou que vai renunciar em outubro.
Pelas regras do Tratado de Lisboa, que rege o bloco, o Reino Unido tem o prazo de 2 anos, a partir do anúncio oficial da separação, para concretizá-la.
Porém, líderes de países da UE pediram na sexta-feira para o país dê prosseguimento ao ato o mais rapidamente possível. (Com agências internacionais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário