quarta-feira, 30 de setembro de 2015

10 novidade do novo android 6.0 marshmallow

Google já havia revelado alguns detalhes sobre oAndroid Marshmallow durante a Google I/O 2015 — na época, o sistema operacional era chamado apenas de Android M —, mas agora ele está chegando oficialmente. Em um evento realizado na última terça-feira (29 de setembro), a empresa de Mountain View informou que o SO chega aos aparelhos Nexus já na próxima semana e traz várias novidades.
Confira agora mesmo quais são as principais mudanças que os consumidores poderão ver no novo sistema operacional em seus smartphones e tablets. Será que vale a pena atualizar o seu aparelho ou investir em um novo aparelho para ter acesso às novidades? Veja os novos recursos e pense se você quer ter tudo isso em suas mãos.

1. Now on Tap

O Google Now sempre foi uma excelente ferramenta para os consumidores do Android, mas agora ele chega com ainda mais rapidez. Basta segurar o botão “Home” do seu aparelho e esperar alguns segundos para que uma série de informações sobre as tarefas que estão sendo executadas possam ser carregadas — tudo relacionado ao que você está lendo, assistindo ou ouvindo.

2. Compartilhamento mais veloz

O Android sempre foi um sistema operacional que facilita o compartilhamento de itens entre usuários. Mas agora, a Google aplicou um novo sistema que pode deixar isso ainda mais rápido. Trata-se do Direct Share, que agrega as pessoas e aplicativos mais frequentes em opções de compartilhamento muito mais simples.

3. Desbloqueio por toque

A partir de agora, o suporte para sensores biométricos passa a ser nativo. Com os Nexus 6P e 5X isso será utilizado o Nexus Imprint, mas outros aparelhos também poderão fazer o mesmo. Vale dizer que este recurso depende do hardware empregado pelas fabricantes.

4. Segurança mais forte com inicialização verificada

Quando seu dispositivo for inicializado, o recurso de inicialização verificada lhe avisa se o firmware e o sistema operacional do Android estiverem diferentes da versão de fábrica, para que você saiba que está recebendo a experiência Android pura.

5. Novas permissões

Ao contrário do que acontecia antes, o Android Marshmallow tem muito mais clareza nas permissões que cada aplicativo exige para que possa ser utilizado. Em vez de todas as permissões serem exigidas no momento da instalação, elas serão exibidas de maneira gradativa e de acordo com as necessidades de cada momento.

6. Backups automáticos

Um recurso para quem adora fazer formatações ou troca de aparelhos constantemente está nos backups automáticos. Habilitando a opção, torna-se possível fazer a sincronização de aplicativos e configurações com muito mais velocidade e segurança.

7. Recursos por voz

A partir de agora, as funções de reconhecimento de voz não ficam mais restritas aos aplicativos da própria Google. Com novos kits de desenvolvimento, outros apps poderão se aproveitar dessas possibilidades para integrar comandos de voz com o SO.

8. Bateria inteligente

Um sistema de utilização inteligente da bateria pode ajudar — e muito — a gerenciar a carga dela. Isso permite que aplicativos sem utilização não consumam processos e também que as tarefas mais pesadas sejam suspensas em períodos de ociosidade. Tudo para evitar que você fique sem bateria na hora em que mais precisar.

9. USB Type C

Com a mudança dos conectores para o padrão USB Type C, a Google adicionou o suporte nativo para a tecnologia. Com isso, os aparelhos podem transferir dados de um modo muito mais rápido, sendo que os carregamentos também passam a ser mais velozes.

10. Armazenamento flexível

Com essa nova opção, os usuáriso podem usar o armazenamento externo como parte da memória interna. Dessa forma, aplicativos e jogos passam a ser instalados na expansão, obtendo as mesmas vantagens dos armazenamentos internos. O Armazenamento Flexível criptografa aplicativos e dados em seu cartão SD para que fiquem trancados em seu dispositivo. Este recurso depende do hardware empregado pelas fabricantes.

Cunha já indeferiu três pedidos de impeachment

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quarta-feira, 30, que já despachou e indeferiu três pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Fiz isso ontem à noite", disse.
Os pedidos foram publicados nesta manhã no Diário Oficial da Câmara. Com a exclusão dos três pedidos, ainda restam 10 para serem analisados pelo presidente da Câmara. Ontem, Cunha havia afirmado que pretende avaliar diariamente "com calma" os pedidos e que alguns processos "simplórios" seriam recusados.
"Essa semana vou começar a despachar os mais antigos. Tem uns ali que são absolutamente simplórios. Vou despachar uns iniciais. Já tinha lido e pedi para preparar o termo para eu poder recusar", disse.
"Vou começar a fazer, a cada dia, soltando, ler bem e soltar com correção", disse. Não há uma ordem para que eles sejam despachados e a escolha depende da vontade do presidente da Câmara. 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Divulgação. © Naoko Takeuchi / Kodansha / Toei Animation
Divulgação. © Naoko Takeuchi / Kodansha / Toei Animation
site oficial de celebração do 20º aniversário da franquia Sailor Moon revelou que um novo projeto está atualmente em andamento, além da terceira temporada de Sailor Moon Crystal.
Detalhes sobre o assunto não foram divulgados.
O que você acha ser este novo projeto?
Divulgação. © Naoko Takeuchi / Kodansha / Toei Animation
Divulgação. © Naoko Takeuchi / Kodansha / Toei Animation
Após a exibição do último episódio da segunda temporada de Sailor Moon Crystal, a Toei Animation confirmou aquilo que já vinha sendo especulado há algum tempo: uma terceira temporada está atualmente em fase de produção.
Divulgação.
Divulgação.
O arco que será coberto na nova saga será o Death Buster-hen, presente nos volumes 5 e 6 do mangá original de Naoko Takeuchi. Nele, iremos ver a inclusão das Sailors Urano e Netuno no time de Sailor Moon e o combate à Witches 5.
Maiores informação serão divulgadas em breve.

Descoberta de água é estímulo a uma ‘visita’ a Marte, diz expert

A descoberta de água líquida na superfície de Marte foi considerada um avanço notável por cientistas brasileiros e estímulo a uma “visita” - ou seja, a uma missão tripulada. 
De acordo com João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), além da relevância de uma confirmação robusta da presença de água líquida em um planeta do Sistema Solar, a descoberta tem um apelo especial. “Certamente é uma descoberta importante. Do ponto de vista científico, é algo notável, já que a água é condição para a existência de vida - e se torna ainda mais especial por se tratar de Marte”, disse. 
Segundo ele, já foi comprovada a existência de água em estado sólido e líquido em diversos objetos do Sistema Solar, como a Lua, Ceres, Europa e Encédalo - respectivamente luas de Júpiter e Saturno. “Mas Marte é um objeto de fascínio para a humanidade, porque é um planeta do nosso sistema que mais oferece condições, em tese, para a existência de vida.”
Missão
De acordo com Steiner, o interesse pela possibilidade de vida fez Marte virar objeto de diversas pesquisas e missões não tripuladas. “Existe mesmo a intenção de fazer uma missão tripulada nas próximas décadas. Considerando essa possibilidade, a existência de água por lá é fundamental.” 
Pierre Kaufmann, coordenador do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie, afirma que a descoberta poderá dar novo estímulo ao projeto da Nasa de levar uma missão tripulada a Marte. “O projeto para o envio de tripulantes a Marte está relativamente estagnado, mas, com essa descoberta, os esforços para uma missão humana poderão ficar mais concentrados. Até agora, só havia especulações vagas sobre as possibilidades de vida no planeta, mas essa perspectiva se torna muito mais sólida com essa evidência robusta de existência de água em estado líquido em Marte”, disse.
Segundo Kaufmann, a nova descoberta só foi possível graças a enormes esforços que envolveram medições diretas feitas por satélites de sensoriamento em órbita ao redor de Marte, enviados por diversos países, além de sondas que analisam amostras do planeta. “Futuras pesquisas serão seguramente feitas com base em experimentos espaciais, com outros sensores e outros experimentos que levem equipamentos para sondar o planeta direta e indiretamente, incluindo o eventual envio de astronautas.”
O problema das missões tripuladas, segundo Kaufmann, é que elas impõem obstáculos ainda intransponíveis do ponto de vista financeiro e de sobrevivência dos astronautas. “A viagem é muito longa e um súbito aumento da atividade solar durante esse período poderia submeter os astronautas a radiações extremamente intensas e mortais. A nave precisaria ser excepcionalmente blindada e, por isso, muito pesada, o que aumentaria as exigências em relação a lançadores.”
Outra missão da Nasa, a Curiosity, explorou planeta em 2012:
Após uma viagem de oito meses e 566 milhões de quilômetros, a sonda tocou a tênue atmosfera marciana a quase 21 mil quilômetros por hora, antes de iniciar a descida controlada Divulgação | 06.08.2012

segunda-feira, 28 de setembro de 2015



Nasa descobre que há indicios de agua em marte
Em uma entrevista coletiva, cientistas da agência espacial americana afirmam que manchas escuras observadas na superfície de Marte podem estar ligadas à existência de água corrente durante o verão no planeta.
"Essas manchas se formam no fim da primavera, aumentam no verão e somem no outono. Por 40 anos, não pudemos explicar por que elas existiam", disse Jim Green, o diretor de ciência planetária da Nasa, durante a apresentação.
"Marte sofreu uma enorme mudança climática e perdeu sua água. Mas há muito mais umidade no ar do que jamais havíamos imaginado."
Dados do satélite Mars Reconnaissance Orbiter mostram que as linhas escuras, que aparecem em declives marcianos, estão associadas a depósitos de sal, que podem alterar os pontos de congelamento e evaporação da água, fazendo com que ela fique líquida por tempo suficiente para se mover. Sem isso, a água congelaria nas baixas temperaturas do planeta.
A aparente existência de água líquida e corrente aumenta a possibilidade de que micróbios também possam existir hoje – ou ter existido – no planeta vermelho, segundo os cientistas.
A descoberta também tem implicações para os planos de enviar astronautas a Marte, já que a identificação de córregos perto da superfície poderia facilitar o estabelecimento de colônias.
Minutos antes do anúncio, o estudo da pesquisadora da Nasa Lujendra Ojha foi divulgado na publicação científica Nature Geoscience.
"Nossas descobertas apoiam fortemente a hipótese de que as linhas recorrentes em declives se formam como resultado de atividade contemporânea de água em Marte", afirma o estudo, esclarecendo que "a origem da água que forma as atuais linhas em declives ainda não foi compreendida".
"A água é essencial para a vida como a conhecemos. A presença de água líquida em Marte hoje tem implicações astrobiológicas, geológicas e hidrológicas que podem afetar a futura exploração humana."
Foto: SPL: Em março, Nasa afirmou ter provas de que o Planeta Vermelho chegou a ter um vasto oceano© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 Em março, Nasa afirmou ter provas de que o Planeta Vermelho chegou a ter um vasto oceano
'Como a Terra'
De acordo com John Grunsfeld, chefe da equipe científica da Nasa, Marte já foi um planeta "muito parecido com a Terra, com mares salgados e mornos e lagos de água fresca".
"Mas algo aconteceu com Marte, que perdeu sua água. Será que já houve vida no planeta e podemos descobrir isso?"
Pesquisadores já haviam encontrado provas de que o planeta tinha água congelada em seus polos, em sua fina atmosfera e, mais recentemente, em pequenas poças que pareciam se formar à noite na superfície.
Em março, a Nasa revelou ter descoberto que um vasto oceano pode ter ocupado quase metade do hemisfério norte do planeta.
De acordo com os pesquisadores, o oceano teria existido por cerca de 1,5 bilhão de anos, mas, com o tempo, a atmosfera do país ficou mais fina, e a queda na pressão do ar fez com que mais água fosse perdida para o oceano.
O planeta também teria perdido a maior parte de seu isolamento térmico e, sem calor suficiente para manter a água líquida, o oceano diminuiu e acabou congelando. Hoje, apenas cerca de 13% da água permaneceria, congelada nos polos marcianos.
Em abril, a agência espacial divulgou que o veículo Curiosity encontrou informações que mostravam a existência de água bem salgada – uma espécie de salmoura – no solo marciano.

sábado, 26 de setembro de 2015

Comissão Especial da Câmara aprova definição de família como união de homem e mulher

Comissão Especial da Câmara aprova definição de família como união de homem e mulher
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Diego Garcia (PHS-PR) para o projeto de lei 6583/13, apelidado de Estatuto da Família, reconhecendo apenas a união de um homem e uma mulher, e seus consequentes filhos, como uma unidade familiar.
O projeto, de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), foi aprovado por 17 votos a 5 em uma sessão realizada na última quinta-feira, 24 de setembro.
De acordo com informações do portal Uol, o relator manteve o conceito previsto na Constituição Federal de que “a família é formada por um homem e uma mulher, através do casamento ou da união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”.
Garcia recusou a emenda que sugeria a aceitação de um novo conceito, chamado de “entidade familiar”, que reconheceria a união de duas pessoas ou mais, independentemente de gênero, laços sanguíneos e/ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade.
Dentre os deputados que participaram da votação estavam os pastores Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), Marco Feliciano (PSC-SP) e Eurico da Silva (PSB-PE).
Um dos que votaram a favor do Estatuto da Família, o deputado Evandro Gussi (PV-SP) argumentou que é preciso respeitar a principal carta de leis do país: “A Constituição diz que a família precisa de uma especial proteção; uma especial proteção porque é a base da sociedade; e é a base da sociedade porque é condição ‘sine qua non’ para a criação e formação dos membros da sociedade. Isso está amplamente consolidado no relatório”, pontuou, acrescentando: “Sim à família, hoje, amanhã e sempre”.
O pastor e deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR) comentou as declarações de opositores ao projeto, que classificaram o texto como “um retrocesso para a sociedade brasileira”, dizendo que não existe discriminação da parte conservadora da sociedade contra os homossexuais.
Takayama foi adiante e polemizou, afirmando que muitos ativistas gays deveriam ser presos, pois eles seriam os responsáveis pelas mortes de homossexuais durante “briguinhas íntimas”.
“Eu desafio qualquer jornalista investigativo a verificar os quase 4 mil casos de mortes de homossexuais. Quantos foram praticados por católicos e evangélicos? Nenhum, nenhum”, enfatizou. “Se continuar com esse tipo de argumento que dois homens e duas mulheres formam uma família, daqui a uns dias vai ter um homem com uma vaca e vai virar avacalhação”, concluiu
.

Acredite: você vai 'pagar a conta' da regulamentação do Netflix e WhatsApp



A preocupação sobre a possibilidade de taxação de serviços como oWhatsApp e o Netflix nunca foi tão real. Nas últimas semanas, diversas notícias relacionadas à iminente regulamentação desse produtos apareceram na internet – a Câmara dos Deputados atéaprovou um imposto para tributar o Netflix. Agora, o presidente da  Associação Brasileira da Internet (Abranet) confirmou o que já era evidente: nós vamos ter que "pagar a conta" caso esses serviços sejam tributados.
"Não existe nada de graça. Se o governo aumentar os impostos sobre esses serviços, o usuário é que vai pagar a conta", disse Eduardo Parajo, que assumiu pela terceira vez a presidência do órgão em abril desse ano. Ele também manifesta a sua preocupação com relação à insegurança jurídica no setor sobre a forma como essa regulamentação será realizada: "Já temos um arcabouço tributário muito complicado".
O presidente da Abranet defende que o setor precisa de "menos regulamentação e menos impostos" para continuar se desenvolvendo nos próximos anos. Apesar da desaceleração experimentada neste ano, a expectativa é fechar 2015 no azul, mesmo com a perda de ritmo no segundo e terceiro trimestre. No ano passado, o setor faturou mais de R$ 120 bilhões, resultado superior ao obtido por quase 80% dos setores da economia brasileira.

Novas imagens mostram 'escamas de dragão' na superfície de Plutão

Cordilheiras com textura estranha ficam perto da linha do pôr do sol em astro
Sonda New Horizons também enviou imagem mais 'colorida' do planeta-anão

Cordilheiras em plutão lembram "casca de árvore ou escamas de dragão", afirmou geólogo (Foto: NASA/JHUAPL/SWRI)Cordilheiras em Plutão lembram "casca de árvore ou escamas de dragão" (Foto: Nasa/JHUAPL/SWRI)
A região de Plutão perto da linha de luz que separa o dia da noite possui uma série de cordilheiras montanhosas que se assemelham a escamas de répteis, mostram as fotos mais recentes da sonda espacial New Horizons, da Nasa.
"É uma paisagem única e estonteante que se estende por centenas de milhas", afirmou em comunicado à imprensa o geólogo William McKinnon, da Universidade de Washington em St. Louis, um dos cientistas que lideram a análise de dados transmitidos. "Isso se parece mais com casca de árvore ou escamas de dragão do que com geologia. Vai levar tempo para entendermos isso; talvez seja fruto de tectônica interna com sublimação de gelo promovida pelo sol fraco em Plutão."
A New Horizons fez um voo rasante sobre planeta-anão em julho, quando produziu centenas de imagens. Como a taxa de transmissão de dados a bilhões de quilômetros de distância é lenta, as imagens estão chegando aos poucos.
Nesta quinta-feira (24), cientistas também divulgaram a imagem com mais alta resolução de cores que a sonda já fez de Plutão. A fotografia combina formas captadas por um sensor infravermelho com cores que os olhos humanos já conseguem enxergar normalmente, mostrando uma superfície mais rica em detalhes. Veja abaixo.
Imagem da superfície de pluta mostra detalhes capturados em luz visível e infravermelha (Foto: Nasa/JHUAPL/SWRI)Imagem da superfície de Plutão mostra detalhes capturados em luz visível e infravermelha (Foto: Nasa/JHUAPL/SWRI)

Eclipse de Super Lua acontece no domingo; saiba como fotografar



Ampliar

Quer fotografar o eclipse lunar? Veja dicas8 fotos

1 / 8

Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua estará grande e luminosa, e se vestirá de vermelho no final deste domingo (27) em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033.

"As condições convergem para que seja um eclipse espetacular", garantiu o astrônomo Pascal Descamps, do Observatório de Paris.

O eclipse total da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.

A Lua não produz luz própria, aproveitando a que recebe do Sol. No domingo, o astro estará alinhado com o Sol e a Terra.

"Teremos um eclipse total porque a sombra da Terra engolirá toda a Lua", explicou à AFP Pascal Descamps. "A circunferência de sombra da Terra mede aproximadamente três vezes o tamanho aparente de nosso satélite", afirmou, podendo absorver a totalidade da Lua.

A Lua vai desaparecer do nosso campo de visão, privada dos raios solares, e reaparecerá pintada de vermelha - por isso, também é conhecida como "lua sangrenta" ou lua de sangue.

O vermelho se deve a um fenômeno luminoso. É pela refração dos raios solares que atravessam a atmosfera , com exceção dos vermelhos. Estes últimos sofrerão outro fenômeno: a atmosfera os desviará e iluminarão a superfície lunar.

"É interessante porque a cor da Lua vai depender do estado da atmosfera terrestre. Se está carregada de partículas, devido, por exemplo, à poluição, os raios vermelhos também serão refratados e não alcançarão a lua", explicou o astrônomo.

"Se o astro é vermelho sangue, poderemos ficar tranquilos sobre o estado atmosférico da Terra. Se é muito escuro, ou quase invisível, é porque é realmente catastrófico".

Super Lua

Como a Lua estará em seu ponto mais próximo do nosso planeta, o que se sabe como o perigeu, ficará maior do que de costume e mais brilhante no céu. "Nos parecerá cerca de 14% maior e 30% mais iluminada", explicou Sam Lindsay, da Real Sociedade Astronômica de Londres.

O fenômeno, conhecido também como Super Lua, está relacionado à órbita ligeiramente elíptica da Lua: este satélite gira ao redor da Terra, mas ele faz isso em um círculo formando um ovo, que se afasta e está constantemente em nosso planeta.

A última combinação de um eclipse lunar e uma superlua remonta a 1982, segundo a Nasa, e a próxima não ocorrerá antes de 2033. "Toda uma geração nunca viu esse fenômeno", disse Noah Petro, do projeto Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da Nasa.

Os eclipses foram durante muito tempo objeto de interpretações religiosas, mitológicas ou simbólicas. "Ao longo da história, muitas culturas consideraram os eclipses como sinais de tristeza e desgraça", lembrou à AFP Noah Petro.

Cristóvão Colombo, que tinha um calendário de eclipses, se aproveitou destas crenças para persuadir os habitantes da Jamaica. Para conseguir mais comida, ameaçou os indígenas dizendo que faria a lua desaparecer durante a noite de 29 de fevereiro de 1504. "Quando os jamaicanos pediram a ele para que a Lua voltasse, pediu mais comida em troca e conseguiu", contou o cientista.

Neste final de semana não há o que temer. Nem mesmo nossos olhos. Os elipses lunares não apresentam risco algum, ao contrário dos solares. "Não é como olhar para o Sol", garantiu Sam Lindsay, da Real Sociedade Astronômica de Londres. "Dá para usar binóculos, telescópios, tudo o que for necessário".

"É um espetáculo para todo o mundo, é gratuito. Basta colocar a cabeça para fora", concluiu Pascal Descamps.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Para fugir do Windows, governo da China usa... Uma cópia do Windows XP?

Embora o Windows tenha um mercado considerável na China, a história é um pouco diferente quando falamos da liderança do país: ainda em 2014, o país baniu o Windows 8 dos PCs do governo. E que sistema operacional eles passaram a usar? Um chamado NeoKylin.
Se você nunca ouviu falar desse nome, não é à toa. Isso porque o sistema foi feito pela China Standard Software, uma desenvolvedora com base em Xangai. Apesar de ser relativamente recente, a plataforma vem ganhando enorme adoção do público, ao ponto de que moradores de uma cidade inteira já trocaram para ela. Até a Dell está usando o NeoKylin em seus produtos, de forma que ele representa 40% das vendas da companhia no país.
A esse ponto, você já deve estar se perguntando sobre como é esse sistema operacional. E para responder essa dúvida, o pessoal do site Quartz baixou e instalou o NeoKylin em um PC. Confira logo abaixo uma imagem da Área de trabalho da plataforma:
Achou ela familiar? Pois é, mesmo os mais desatentos simplesmente não vão conseguir deixar de perceber aquele bom e velho botão Iniciar verde doWindows XP. De fato, o vídeo no início da matéria mostra com perfeição que os elementos usados na interface são exatamente os mesmos – com exceção, é claro, da logo do Windows, que dá lugar à criatura mítica chinesa Kylin.

Um filho do Windows e Linux

Curiosamente, o NeoKylin não é exatamente um clone do Windows XP. Na verdade, ele está mais para um monstro de Frankenstein, com a “pele” do SO da Microsoft e um terminal Unix que deixa bem claro que o sistema tem oLinux como base (quem sabe, talvez, o próprio Ubuntu Kylin?).
Toda essa bizarrice não acaba por aqui. Vale notar que o sistema vem consideravelmente vazio – há apenas um punhado de aplicativos básicos instalados, como o Firefox para navegação, um player de música, o GIMP para a edição de imagem e por aí vai. Destaque, aliás, para o NeoShine, uma suíte de aplicativos com código baseado no OpenOffice.
Mas e quanto a instalar um programa normalmente? Nem pensar: o processo é impedido de acontecer, através de uma mensagem que avisa que você não tem permissão. Só através de comandos por código complexos dignos dos experts em Linux e uma série de tutoriais para conseguir tal façanha.
Considerando a mistura curiosa, não é surpresa ver o sistema fazendo bastante sucesso por lá. Visto que a Microsoft e o Baidu querem investir pesado em levarWindows 10 à China, porém, pode esperar uma guerra e tanto para ver quem ficará no topo do mercado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como usar o Format Factory para embutir legendas em filmes e vídeos


Format Factory é um programa gratuito e completo para converter diferentes formatos de vídeos. Para quem gosta de assistir filmes e vídeos legendados, o software oferece um recurso prático para embutir o texto na mídia.
Confira o passo a passo para incluir a legenda e aproveite cada instante dos seus vídeos favoritos. O recurso é útil para quem prefere assistir alguns conteúdos em português ou em outra língua para treinar o idioma.
Format Factory (Foto: Divulgação)Coloque legendas em filmes e vídeos com ajuda do Format Factory (Foto: Divulgação/Format Factory)
Passo 1. Abra o Format Factory no computador e selecione na aba de “Vídeo”, na lateral esquerda, qual será o formato final do filme. Os tradicionais são WMV e AVI;
Escolha o formato final do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o formato final do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 2. Selecione “Adicionar Arquivo” e encontre o vídeo no computador. Conclua em “Abrir”;
Selecione o vídeo pelo FormatFactory (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o vídeo pelo FormatFactory (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 3. Clique no botão “Configurações de Saída”, no topo da tela;
Acesse as configurações de saída do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações de saída do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 4. Role a tela até encontrar a opção “Legenda Adicional”. Clique no ícone com três pontos, no canto direito do item;
Encontre a opção de legenda na listagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre a opção de legenda na listagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 5. Selecione na pasta a legenda que deseja embutir no vídeo e confirme em “Abrir”. Em seguida, clique em “Ok” no topo das duas páginas anteriores;
Selecione a legenda e confirme a ação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a legenda e confirme a ação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 6. O vídeo será carregado na lista de conversão do Format Factory. Clique no botão “Iniciar” e aguarde o fim do processo;
Inicie a conversão do vídeo com a legenda embutida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a conversão do vídeo com a legenda embutida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 7. A legenda será embutida no vídeo e salvo na pasta de saída do programa.
Basta abrir o vídeo que a legenda será carregada automaticamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Basta abrir o vídeo que a legenda será carregada automaticamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Pronto. Agora fica mais simples criar vídeos personalizados com legendas criativas de forma gratuita no Format Factory
.

Eclipse da Superlua


A segunda Super Lua do ano será vista neste domingo (27)
Finalmente chegou o dia! Neste domingo teremos a segunda Superlua, das três que acontecem no ano, mas que vem com um bônus: será dia de eclipse lunar também! Desta vez o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento, que também deve ser visto na costa oeste da África e Europa, mas também na costa leste dos EUA, mesmo que parcialmente.

E o papo é o seguinte:

O que tem de especial em um eclipse com uma Superlua?

Não é muito comum acontecer os dois eventos ao mesmo tempo. A Superlua se dá quando a Lua atinge a fase de cheia a menos de 24 horas do seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita, ponto esse conhecido como perigeu. Esse ano nós já tivemos uma Superlua em agosto, teremos outra agora em setembro e finalmente a última em outubro. Ainda que na prática seja muito difícil de ver diferenças entre as três, a melhor delas é sem dúvida a de domingo agora, dia 27.

Quando a Lua Cheia ocorre no perigeu, ela surge com o tamanho aparente maior, até 14% e até 30% mais brilhante. Esse tamanho mais avantajado é pouco notado quando ela está alta no céu, pois falta alguma coisa perto da Lua para comparar, mas quando ela surge no horizonte, parece bem maior que normalmente estamos acostumados a ver. Ela fica mais brilhante também, o que dá para notar, mesmo dentro de cidades grandes, mas que chega a impressionar se estivermos em um local escuro.

Aí tem um eclipse nessa Lua do Perigeu (o nome oficial da Superlua) e fica tudo de bom! Quando a Lua mergulhar na sombra da Terra, veremos um contraste entre as fases brilhante e escura ainda maior que o normal, bombando os efeitos do eclipse. A última vez que um eclipse aconteceu numa Superlua foi há mais de 30 anos e a próxima só deve acontecer daqui a 17 anos.

O quê eu preciso para ver o eclipse?

Duas coisas: céu limpo e horizonte aberto! Esse é um dos eventos astronômicos em que não é preciso nenhum tipo de equipamento, basta que o céu esteja limpo e que você consiga ver a Lua no céu. Claro que a festa fica ainda melhor se houver uma luneta ou telescópio disponível. Nesse caso dá para ver a sombra da Terra percorrendo a superfície lunar, cobrindo as crateras, vales e montanhas conforme a Lua e a Terra se movimentam. Se você for que nem eu que gosta de ficar horas contemplando o céu, sugiro usar uma cadeira de praia ou espreguiçadeira para fiar mais confortável.

Qual o horário do eclipse?

O eclipse lunar total, como é esse caso, é composto de duas fases: a penumbral e a umbral. A sombra da Terra tem um halo externo mais tênue, a penumbra, e uma parte bem mais escura ao centro, a umbra. Como o eclipse é total, a Lua vai mergulhar totalmente em ambas durante seu trajeto no céu.

Durante a fase penumbral, a Lua escurece um pouco e às vezes até passa despercebido de tão sutil. Apenas observadores mais atentos conseguem distinguir o começo dessa fase, quando a borda da Lua toca a penumbra da Terra (evento chamado de P1 às 21:11), mas conforme ela vai se deslocando sobre ela, o escurecimento fica mais evidente.

A segunda fase é a umbral. Aí sim fica evidente que a Lua está sendo coberta pela sombra densa da Terra. Quando há o primeiro toque da borda da superfície lunar com a umbra (evento chamado de U1, às 22:07), parece que ela perdeu um pedaço de tão escuro que fica e conforme a sombra avança, o pedaço aumenta junto. Quando a Lua estiver completamente coberta pela umbra, começando a fase de totalidade no instante U2 (23:11) vai ficar bem evidente a mudança de sua cor, pois ela deve ficar um tanto mais alaranjada.A segunda Super Lua do ano será vista neste domingo (27)


Mesmo quando a Lua está mergulhada na umbra da Terra, um pouco da luz do Sol consegue atingi-la, após atravessar a atmosfera da Terra. O efeito de mudança da cor tem a ver com o estado da atmosfera terrestre. A luz, ao atravessa-la, vai ser influenciada por tudo que ela contém. Logo de cara, a pouca luz que chega na Lua vai ser um pouco alaranjada, simplesmente por que a parte azul dela é muito espalhada pela nossa atmosfera. Por isso o céu é azul. Mas se ela estiver carregada com particulados como poeira e, principalmente, cinzas vulcânicas, esse efeito é acentuado e praticamente apenas luz vermelha vai atingir a Lua. Recentemente tivemos duas erupções vulcânicas intensas que lançaram cinzas na alta atmosfera. Nessa região de altitude elevada, as cinzas podem circular por anos antes de caírem de volta ao solo, de modo que espera-se que esse efeito de avermelhar a Lua seja bem destacado nesse eclipse.

A fase da totalidade dura até o momento em que a Lua começa a sair da umbra (instante U3, 00:23 de segunda feira 28) e volta a mergulhar na penumbra. Essa fase deve durar um pouco mais do que 1 hora e 10 minutos e durante esse tempo a Lua deverá estar mais obscurecida e avermelhada, dependendo da situação da atmosfera terrestre. 

Existe uma escala proposta pelo astrônomo francês Andrés-Louis Danjon para quantificar o grau de escuridão que a Lua atinge nesses momentos de eclipse total. A escala de Danjon varia de 0 (muito escuro, quase invisível) até 4 (muito claro, cor alaranjada). Essa escala é bastante arbitrária, mas ela ajuda a revelar o grau de sujeira suspensa na atmosfera de acordo com o brilho e a cor da Lua.

Finalmente o eclipse termina quando a Lua toda sair da penumbra (P4), que deve acontecer às 02:22 da madrugada de segunda feira. Se você não pode se dar ao luxo de ficar acordado até duas da matina em plena segunda feira braba, tente ao menos ver a Lua atingir o ápice do eclipse, que deve ocorrer entre os pontos U2 e U3 e dura pouco mais do que uma hora.

Para organizar melhor as ideias, tem esse esquema do eclipse com muitos dados sobre todo o evento. O que mais interessa é a tabela com os horários de entrada e saída da sobra da Terra, sempre na hora oficial de Brasília.

Por quê algumas pessoas estão chamando o eclipse de “Lua sangrenta”?

Porque o mundo está recheado de pessoas bestas, se quer saber mesmo. Eu já falei sobre essa história de Lua sangrenta nesse post e cada vez mais acho que esse termo deve ser evitado!

E se chover?

Aí o jeito é acompanhar o eclipse na internet. Vário sites vão fazer transmissão ao vivo do evento, um deles é esse da famosa revista Sky & Telescope. A transmissão começa às 22 horas do dia 27/09. 

Um outro fato curioso desse eclipse, em especial para os fãs de Neil Young como eu, é que ele deve ocorrer justo na famosa “Harvest Moon”, ou Lua da Colheita. Muito antes da luz elétrica, a Lua Cheia que ocorria próximo ao equinócio que marca o fim do verão no norte era usada para dar mais algumas horas de luz após o Sol se por, com isso, a colheita não seria interrompida tão cedo. Fica aí uma dica de trilha sonora para o evento!

Então neste domingo temos um encontro marcado com a Lua, a Terra e o Sol, que alinhados vão nos oferecer um belo espetáculo.