Novas imagens mostram 'escamas de dragão' na superfície de Plutão
Cordilheiras com textura estranha ficam perto da linha do pôr do sol em astro
Sonda New Horizons também enviou imagem mais 'colorida' do planeta-anão
A região de Plutão perto da linha de luz que separa o dia da noite possui uma série de cordilheiras montanhosas que se assemelham a escamas de répteis, mostram as fotos mais recentes da sonda espacial New Horizons, da Nasa.
"É uma paisagem única e estonteante que se estende por centenas de milhas", afirmou em comunicado à imprensa o geólogo William McKinnon, da Universidade de Washington em St. Louis, um dos cientistas que lideram a análise de dados transmitidos. "Isso se parece mais com casca de árvore ou escamas de dragão do que com geologia. Vai levar tempo para entendermos isso; talvez seja fruto de tectônica interna com sublimação de gelo promovida pelo sol fraco em Plutão."
A New Horizons fez um voo rasante sobre planeta-anão em julho, quando produziu centenas de imagens. Como a taxa de transmissão de dados a bilhões de quilômetros de distância é lenta, as imagens estão chegando aos poucos.
Nesta quinta-feira (24), cientistas também divulgaram a imagem com mais alta resolução de cores que a sonda já fez de Plutão. A fotografia combina formas captadas por um sensor infravermelho com cores que os olhos humanos já conseguem enxergar normalmente, mostrando uma superfície mais rica em detalhes. Veja abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário