Ministro da Saúde pede desculpas por dizer que homens trabalham mais do que mulheres
Ricardo Barros afirmou que esta seria a razão pela qual homens vão menos ao médico
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu desculpas nesta sexta-feira (12) por umadeclaração polêmica dada ontem. Ele afirmou que os homens procuram menos o atendimento médico porque "trabalham mais que as mulheres e são os provedores das casas brasileiras".
Em nota, o ministro afirmou que se referia ao número de pessoas no mercado, e não à jornada de trabalho de cada sexo.
“As mulheres, além de trabalhar fora, têm as tarefas de casa, cuidam da família e ainda arrumam tempo para cuidar da saúde. A campanha que lançamos quer espelhar esse exemplo das mulheres”, afirma na nota.
Dados do IBGE indicam que as mulheres trabalham mais do que os homens. Em 2004, as mulheres trabalhavam quatro horas a mais que os homens por semana, quando se soma a ocupação remunerada e o que é feito dentro de casa. Em uma década, a diferença aumentou mais de uma hora.
Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Nestes dez anos, os homens viram sua jornada fora de casa cair de 44 horas semanais para 41 horas e 36 minutos. A jornada dentro de casa permaneceu em 10 horas semanais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário