Após contradições em depoimento sobre assalto, Justiça pede apreensão de passaportes de nadadores
Apesar de determinação, imprensa americana informa que Ryan Lochte já deixou o Brasil
A juíza Keyla Blank, do Juizado Especial do Torcedor e de Grandes Eventos do Rio de Janeiro, determinou nesta quarta-feira (17) a apreensão dos passaportes dos nadadores olímpicos norte-americanos Ryan Lochte e Jimmy Feigen. Os dois registraram uma ocorrência de roubo na Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo) da Polícia Civil. O problema é que os nadadores não foram encontrados pelos agentes. Lotche, segundo a imprensa norte-americana, já teria até deixado o Brasil.
O pedido de apreensão dos passaportes foi feito em razão de uma história ainda pouco clara. Os policiais civis detectaram contradições nos depoimentos dados pelos dois atletas a respeito do roubo.
Eles disseram ter sido assaltados depois de saírem de uma festa na Casa da França, no Jardim Botânico, zona sul. Mas, em vídeo divulgado nesta terça-feira (16), o tabloide britânico Daily Mail revelou que o nadador americano Ryan Lochte e seus colegas chegaram aparentemente descontraídos à Vila Olímpica na última segunda, pouco depois de quando o assalto teria acontecido.
As contradições e "brincadeiras" despertou curiosidade da polícia. Segundo a magistrada, pelo vídeo "percebe-se que as supostas vítimas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, fazendo, inclusive, brincadeiras uns com os outros".
O R7 Rio ainda não conseguiu contato com a Polícia Federal para saber informações sobre o cumprimento da decisão judicial. Segundo notícias divulgadas pela imprensa, Ryan Lochte já deixou o Brasil, antes de ter seu passaporte apreendido.
O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Em nota, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos informou ao R7 que "policiais locais foram até a Vila Olímpica na manhã de hoje e perguntaram por Ryan Lochte e James Feigen para reter seus passaportes e colher novo testemunho dos atletas". No entanto, o comitê informou que a equipe de natação dos EUA deixou o local após as competições e que não é possível informar o local onde eles estão.
Além disso, a nota afirma que, por questões de segurança, não são informados publicamente os planos de viagens dos atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário