quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sonda Rosetta corta comunicação com robô espacial em cometa

Rosetta terminará sua missão no dia 30 de setembro, anunciou agência.
Nenhum sinal tinha sido recebido de robô desde julho do ano passado.


 Ilustração da Sonda Rosetta se aproximando do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto:  Spacecraft: ESA/ATG medialab; Comet image: ESA/Rosetta/NavCam – CC BY-SA IGO 3.0)Ilustração da Sonda Rosetta se aproximando do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: Spacecraft: ESA/ATG medialab; Comet image: ESA/Rosetta/NavCam – CC BY-SA IGO 3.0)
A sonda europeia Rosetta cortou nesta quarta-feira (27) a comunicação com o robô espacial Philae pousado no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
"Hoje, a comunicação com o Philae foi cortada", declarou à AFP Andreas Schuetz, porta-voz da Agência Espacial Alemã (DLR).
Nenhum sinal foi recebido pela Rosetta do Philae desde julho do ano passado e o robô tem sido considerado em estado de "eterna hibernação". Apesar disso, segundo a ESA, a interface responsável pela comunicação entre a sonda e o robô foi mantido ligado caso o Philae retomasse contato.
Missão termina em setembro
A sonda terminará sua missão no dia 30 de setembro pousando sobre o cometa ao término de 12 anos de uma viagem espacial que permitiu avanços no conhecimento destes corpos celestes, segundo anunciou a agência no fim de junho.
Imagem do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko foi capturada pela câmera da Rosetta d euma distância de cerca de 170 km em julho de 2015 (Foto: ESA/Rosetta/MPS)Imagem do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko foi capturada pela câmera da Rosetta d euma distância de cerca de 170 km em julho de 2015 (Foto: ESA/Rosetta/MPS)
A Rosetta pousará no cometa onde já se encontra seu robô Philae, inativo desde o ano passado por falta de energia.
Após 12 anos de viagem interplanetária, incluindo os dois últimos no entorno imediato do cometa, acompanhado por ela em seu périplo ao redor do Sol, a Rosetta tentará concluir "de maneira magistral sua missão", indicou a ESA.
O cometa atualmente está se afastando do Sol e seguirá nesta rota até alcançar 850 milhões de quilômetros de distância, mas a partir dos 600 milhões de quilômetros a Rosetta perderá a capacidade de armazenar energia suficiente para operar. Por isso, a ESA decidiu concluir sua missão
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário