Governo entra na Justiça para cobrar R$ 11 bilhões de empresas envolvidas na Lava Jato
Advocacia-Geral da União quer que empreiteiras devolvam valores de contratos superfaturados
Grandes empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras poderão ter que devolver R$ 11 bilhões aos cofres públicos. A AGU (Advocacia-Geral da União) vai ingressar nesta segunda-feira (30) com duas ações na Justiça Federal para pedir o ressarcimento dos valores. A informação foi publicada pelo jornal O Globo de hoje.
Entre os alvos do governo estão as construtoras Odebrecht, OAS, UTC e Queiroz Galvão, que faziam parte do cartel que atuava em licitações da estatal. Também poderão ser processados executivos dessas empresas e da Petrobras.
As ações levam em conta documentos do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do TCU (Tribunal de Contas da União) que comprovam a formação do cartel. Com essa organização, as construtoras conseguiam superfaturar obras e eliminar a concorrência. O valor pedido pela AGU tem como base o percentual de superfaturamento das obras contratadas.
A AGU ainda pede a condenação dos ex-diretores da estatal Renato Duque, Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Executivos da Queiroz Galvão, da Odebrecht, da Camargo Corrêa e da Galvão Engenharia também são alvos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário