sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

EUA e Coreia do Sul debatem instalar sistema contra mísseis norte-coreanos


Em uma ação mais dura contra a Coreia do Norte dias após o país lançar um foguete de longo alcance e realizar um teste nuclear subterrâneo, Seul e Washington anunciaram nesta sexta (12) que vão iniciar na próxima semana conversações sobre a implantação de um sofisticado sistema de mísseis de defesa americano na Coreia do Sul.
A nova posição segue a decisão da Coreia do Sul de encerrar um parque tecnológico intercoreano que era o maior símbolo de cooperação entre os países, mas que Seul disse ter sido usado pela Coreia do Norte para financiar seus programas nucleares e de mísseis.
Em resposta, a Coreia do Norte deportou cidadãos sul-coreanos, apreendeu bens sul-coreanos e prometeu militarizar o parque tecnológico.
7.fev.2016/Reuters
North Korean leader Kim Jong Un watches a long range rocket launched into the air in this still image taken from KRT file footage and released by Yonhap on February 7, 2016. The satellite launched into orbit by North Korea on Saturday has now stabilized in its orbit around the earth, a U.S. official and a second source familiar with the matter said on February 9, 2016. REUTERS/Yonhap/Files ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA. ORG XMIT: RPA201
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, observa o lançamento do foguete de longo alcance
Nesta sexta, a Coreia do Sul cortou o fornecimento de energia e de água para o parque industrial e anunciou que as conversações planejadas com os Estados Unidos sobre a implantação do Terminal de Defesa Aérea de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês), um dos sistemas de defesa de mísseis mais avançados do mundo, devem começar na próxima semana.
A mídia da Coreia do Sul há muito tempo faz especulações sobre as intenções de o país e os EUA estarem trabalhando na implementação do THAAD na Coreia do Sul.
E o recente lançamento do foguete norte-coreano, que muitos veem como um teste proibido de tecnologia de mísseis balísticos, fez os países anunciarem formalmente que começarão as conversações sobre a implantação do sistema antimísseis.
RÚSSIA E CHINA
Pequim e Moscou estão atentos à possível instalação do sistema, que temem poderia ajudar os EUA a detectar mísseis de outros países.
A mídia estatal chinesa revelou prontamente o descontentamento do país com o projeto, enquanto a Rússia também expressou preocupações.
A Coreia do Norte, que já havia feito alertas sobre a possibilidade de uma guerra nuclear na região, ameaçou reforçar suas Forças Armadas se a implantação do THAAD realmente for levada a cabo.
Em Munique (Alemanha), o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, discutiu com seus homólogos da China e da Coreia do Sul as possíveis respostas às ações da Coreia do Norte, incluindo a implantação do sistema antimísseis.
Seul e Washington desejam implantar o sistema em uma data próxima, e nas próximas conversações os países discutirão onde e quando a implantação poderá ser feita, informou um funcionário da Defesa sul-coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário