terça-feira, 12 de janeiro de 2016


7 dicas para educação online

POSTADO EM: BLOGCOMPORTAMENTO
Sinceramente, eu fico com pena das pessoas que não sabem usar a Internet. Desde que esse meio tão proveitoso chegou a nós, muitos se perderam completamente em relação ao que é apropriado e ao que não é, afinal, é tudo virtual. Mas quais as consequências pessoais que você terá? MUITAS!
Você é quem você é online, aliás, você é mais essa pessoa dos seus vários perfis do que você é pessoalmente! Em cada perfil seu, seja no Facebook, no Instagram, no Whatsapp, no Youtube, no blog ou em outras redes sociais por aí, você pode até curtir e falar coisas diferentes, mas você não deixa de ser essa pessoa, que escolhe ser diferente em certos lugares, com certas pessoas, em certas ocasiões – o que isso diz sobre você?
A verdade é que online você fica à vontade. Você pode ser aquela pessoa que você sempre quis ser. Você fala o que sempre quis falar sem se envergonhar disso, afinal, você está bem “longe” de todos ali… pois é aí que você se engana. Você está mais perto do que imagina.
Hoje em dia, se quero saber mais sobre uma pessoa, é só buscá-la nas redes sociais. E não são só indivíduos como eu que fazem isso não, empresas também! Tem muita gente por aí não conseguindo emprego só porque seu perfil no Facebook é assustador.
Amiga, se o que você é nas redes sociais não é agradável, isso mostra que a sua essência de pessoa também não é e você precisa mudar isso, urgente! Não pense que só porque na escola ou na igreja você é boazinha, que você é uma pessoa agradável, não. Suas redes sociais que o digam!
Vamos, então, a alguns passos para a educação online, talvez lhe ajude a enxergar algumas coisinhas que precisam entrar nessa listinha de mudança urgente…
  1. Sua exposição. Não é porque tem gente te seguindo ou porque você quer mandar um recado para um ex de como você está feliz, que você deve usar suas redes sociais como diário online. Foto com a boca vermelha mandando um beijinho para aquela pessoa que você nem conhece. Foto mais tarde com a boca rosa mostrando o outro lado do seu rosto e como o seu cabelo fica sexy daquele jeito. Foto mostrando um pouco do seu corpo sarado, afinal o que é bonito é para ser mostrado, né? Nãaaaao… nem tudo! Há coisas lindas no universo que nós nunca iremos ver, é por isso que ele é tão misterioso e todo mundo gosta tanto de admirá-lo. Seja educada com o seu próprio corpo e com a sua privacidade, nem todo mundo precisa conhecer o seu quarto, banheiro, te ver na cama, deitada, ter acesso a sua barriga de fora (mesmo que um bebê esteja ali dentro), o seu decote, a sua parte traseira empinada… para que se expor tanto? Se quer expor alguma coisa, exponha o dia em que você tiver algo para expor que valha a pena… seu carinho pela sua família, seus pensamentos inspiradores, seus momentos de realização e conquista, sua fé, sua rotina que inspira, um look que vai inspirar suas amigas, uma atividade proveitosa que vai incentivar os outros, um sorriso para alegrar o dia de outro alguém…shutterstock_200124575
  2. Seus comentários. Ou seus textos de blog. Nem tudo que você ler ou ver precisa ser comentado o tempo todo a não ser que você tenha algo a mais para acrescentar. Muita gente gosta de comentar só para mostrar que esteve ali, que está atualizando o blog, e quem sabe conseguir um pouco mais de atenção online. E, quando isso acontece, dá para ver logo pelo comentário ou texto que faz, não tem nada com nada, não acrescentou nada e, pior, as vezes dá a impressão de que é uma pessoa vazia, que vive online 24 horas por dia, pois está em todos os lugares, e em todas redes sociais. Há aquelas pessoas ainda que fazem questão de discordar em tudo, são orgulhosas da liberdade de expressão que têm e usam essa liberdade para serem desagradáveis, opinando sobre algo que não vai mudar a vida de ninguém só mostrar que elas são do contra. E não ouse discordar da opinião delas, porque elas virarão verdadeiras leoas online, estarão ali o tempo todo para se defender de seus atacantes e aplaudir quem se junta ao seu pequeno bando online. É assim que essas desagradáveis seguidoras conseguem o que querem, atenção. Mas quem segue quem? A pessoa que postou algo que vai contra as opiniões dela ou é ela quem segue aquela pessoa? É claro que é ela. Não gostou do que a pessoa postou, simplesmente deixe de segui-la ou se não quiser ser tão radical, que tal não dar a sua opinião de ataque? Você achou o cabelo dela feio, para que ela precisa saber disso? Será que isso vai ajudá-la ou acrescentar algo na vida dela? Você com certeza não falaria isso pessoalmente a ela, então por que falar online? É isso que eu faço. Eu não preciso concordar com tudo que todo mundo diz, mas também não preciso comentar em tudo nem segui-los também. Eu só sigo quem me faz bem e nunca deixo comentários desagradáveis ou constrangedores por aí, como se eu fosse melhor ou quisesse dar uma lição de moral em alguém. Algumas vezes cheguei a responder as minhas ofensoras, mas quando descobri que eu estava dando o que elas queriam, parei e comecei simplesmente a bloqueá-las. Se você não tem nada a acrescentar, uma experiência ou um feedback importante sobre o que foi postado, então… não comente. Mas isso quer dizer que eu nunca poderei dar a minha opinião contrária? Não, na verdade você deve dá-la se te pedirem… senão, se valorize. Outro erro também que muitas seguidoras fazem é falar mal do parceiro ou da família em pleno comentário: “Ah, se o meu marido fosse assim…”, “Minha mãe nunca tem tempo para mim…”. Não é desvalorizando as pessoas que ama que você se valoriza, amiga. Mesmo que elas não te valorizem, se elas ainda fazem parte da sua vida, é porque você permite. Por isso, aprenda a poupá-las de seus desabafos públicos, tenho certeza de que eles não melhoram em nada a situação entre vocês, pelo contrário.shutterstock_287006678
  3. Suas perguntas. Não é porque você segue uma pessoa que você deve tirar o tempo dela nas redes sociais para lhe fazer perguntas, expor suas dúvidas etc. A não ser que aquela pessoa ou aquela empresa lhe incentive a fazer isso. Eu sou vítima de várias pessoas que pensam que, só porque eu aconselho mulheres, eu tenho de fazer isso online também, e quando eu não respondo, algumas chegam a ficar chateadas comigo, ou até jogam sujo dizendo que vão se matar se eu não respondê-las. Imagine se eu for responder a todo mundo que me escreve em meus perfis nas redes sociais? Mas isso não acontece só comigo, não! Todas as pessoas públicas sofrem com isso, as pessoas pensam que, porque são públicas, elas têm que estar disponíveis publicamente 24 horas por dia para os outros. Amigas, todas as pessoas públicas têm uma vida, uma família, um trabalho, uma casa, outras tantas coisas para fazer, e se elas estão nas redes sociais, é porque elas quiseram te dar um pouquinho mais delas dentro do tempo que elas têm, não tire vantagem disso, não seja desagradável. Não pergunte onde ela comprou os óculos dela, ou porque ela não mostra como é o quarto dela… isso se chama indiscrição. Quer um conselho? Escreva nos meios expostos a você para isso. No nosso caso, é pelo site www.escoladoamorresponde.comou vá pessoalmente em nossas palestras semanais e agende uma sessão de aconselhamento pessoal (para quem não sabe, é gratuito também). shutterstock_71616283
  4. Seu status. Cuidado com aquela perguntinha do Facebook que diz: “Gostaria de compartilhar algo?”. Pergunte-se primeiro, o que eu tenho para compartilhar vai ajudar alguém? Vai trazer um pouco de leveza para o dia de quem me segue? Vai acrescentar na vida de alguém? Senão, para que compartilhar? Para que falar que você está chateada? No mínimo porque você quer a atenção de alguém ou mandar um recado para alguém, em todo caso, será que pena vai resolver o seu problema? shutterstock_188934434
  5. Suas curtidas. Sim, até elas são expostas para todo mundo ver sabia? Quem você curte? Por quê? Será que a sua associação àquela pessoa faz bem para sua reputação? Nem todo o mundo que tem milhões de seguidores merece ser curtido e seguido. Se são pessoas que postam fotos que vão contra os seus valores e princípios, como é que você pode se permitir em segui-las? Há um tempo atrás eu cometi esse erro, a intenção até que era das melhores, queria conhecê-las melhor, saber o que elas têm feito para influenciar tanta gente e quem sabe entender o que se passa na mente de tanta gente como elas, mas sabe o que aconteceu? Elas só estavam me distraindo e, pior, me levando a pensar no que eu não tiro tempo em pensar – besteiras. Foi então que no final do ano passado resolvi deixar de seguir todo mundo e só seguir gente que faz bem a minha fé. É claro que me exclui de muita coisa que está acontecendo por aí no mundo, muita moda, tendência, referências de make e cabelo, decoração de casa, bichos, vídeos engraçados, celebridades, mas… olha vou dizer uma coisa para vocês, não perdi nada, pelo contrário eu ganhei – ganhei tempo, ganhei uma mente mais leve, graças a Deus! “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.” Provérbios 13:20 
    Crédito: mniArt / Shutterstock.com
    Crédito: mniArt / Shutterstock.com

  6. Seu perfil. Sua foto, o que você diz sobre você é um tiro no alvo ou no pé. Existem algumas regrinhas que ninguém nunca fala, mas que eu vou deixar bem claro aqui… foto de perfil não é foto de corpo inteiro, nem foto do cachorrinho, nem foto do seu filho. Ela tem que ser de você, de perto, como é no passaporte ou do seu RG. Ela serve para te identificarem. Se você não quer ser identificada, então saia dessa rede social, você está sendo uma pessoa falsa, enganadora e não merece atenção de ninguém ali. Se vai estar ali, seja você, mostre a sua cara. E se você quer que te respeitem como mulher, coloque uma foto de uma mulher que se respeita no seu perfil, não mostre o seu decote e escolha uma foto digna de perfil, bonita, bem apresentada – ela é que vai ser a primeira impressão de todo mundo que te conhecer por ali. E quanto ao que você diz sobre si mesma, fale quem você é. Eu não entendo a razão por trás de tanta gente falar tanta coisa que não diz nada que interessa sobre elas ali ou que vai contra tudo que elas postam ou comentam. Eu já fui a perfis de pessoas que me atacavam que diziam: “Sou uma mulher de paz e o meu lema é espalhar o amor de Cristo” – já viu, né? Bloqueie com vontade! Se você é uma estudante e não trabalha ainda, não precisa se descrever como “carioca, 19 anos, vivendo seus sonhos” isso é uma descrição fútil de si mesma. Se valorize! Que tal “Estudante de marketing e do que a vida me ensina”? Isso mostra que você é madura e está séria sobre o que faz e quer ser. E sobre a sua idade, não exponha algo que não é relevante para você no momento. Ninguém precisa saber da sua idade assim, se aquele rapaz está tão interessado, que ele procure saber :) shutterstock_347031059
  7. Suas postagens. Cuidado com as muitas postagens sobre a mesma coisa, ninguém gosta de estar com alguém que só fala a mesma coisa o tempo todo…imagina seguir! Seja uma pessoa interessante de seguir. Escolha bem as suas fotos, não poste foto estranha, do prato do almoço (que não tem beleza alguma e dá até nojo de olhar), de uma selfie sua no escuro da noite como se tivesse sido feita para um filme de terror, fotos com textos longos que as pessoas precisam parar para ler. Quer escrever um texto, talvez o Instagram não seja o melhor lugar para isso, vá para o seu Facebook! Há pessoas que são cansativas de seguir, infelizmente. Só tiram fotos dos cachorros, ou dos filhos, ou das flores… o melhor seria abrir um Instagram só para aquilo, aí sim, as pessoas iriam seguir o seu cachorrinho porque querem segui-lo. Vai tirar um selfie, que seja uma selfie bonita, agradável de ver. Se você acabou de acordar e quer mostrar para o mundo que a sua pele é linda mesmo sem maquiagem, entenda que ninguém está pedindo isso a você… pelo menos use alguns efeitos na foto para você não ficar com a cara tão amassada, rsrs… shutterstock_293432126

Tudo que você posta, comenta, pergunta, escreve no seu status, curte e usa no perfil fala mais de você do que se você estivesse presente pessoalmente, então tenha discrição online e seja educada. De que adianta ser tão linda e tão mal-educada ou indiscreta ao mesmo tempo?
Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.
Provérbios 11:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário