segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Astronomia: Os cinco mitos de Marte

POR SALVADOR NOGUEIRA
Marte está na boca do povo, mas sabe quais são os cinco mitos marcianos mais buscados no Google?
A "Face de Marte", composta por um jogo de luz e sombra numa montanha. (Crédito: Nasa)
A “Face de Marte”, composta por um jogo de luz e sombra numa montanha. (Crédito: Nasa)
TOP 5
Quem não gosta de mistérios marcianos? Com o filme “Perdido em Marte” e a descoberta de água corrente no planeta vermelho, o assunto está bombando. O que significa que tem muita gente perguntando essas coisas ao Google. Confira as cinco lorotas marcianas mais queridas da internet brasileira.
Uma das "pirâmides" na região de Cydonia. Sei. (Crédito: Nasa)
Uma das “pirâmides” na região de Cydonia. Sei. (Crédito: Nasa)
PIRÂMIDE EM MARTE
Há uma porção de montanhas em Marte que lembram o formato de pirâmides. As mais famosas aparecem em Cydonia — a mesma região da “face de Marte” (que está só em décimo lugar nas buscas, de tão manjada). Não há nada nelas que sugira artificialidade.
O Monte Olimpo de Marte, o maior vulcão do Sistema Solar. (Crédito: Nasa)
O Monte Olimpo de Marte, o maior vulcão do Sistema Solar. (Crédito: Nasa)
MONTE OLIMPO
OK, não é o Monte Olimpo mitológico, mas de fato há um Monte Olimpo em Marte, batizado em referência à morada dos deuses helênicos. É o maior vulcão do Sistema Solar, com 27 km de altitude. Para efeito de comparação, o Everest, na Terra, tem 8,8 km.
Em tese, esse veio mineral de gipso encontrado pelo jipe Opportunity em solo marciano poderia conter fósseis.(Crédito: Nasa)
Em tese, esse veio mineral de gipso encontrado pelo jipe Opportunity em solo marciano poderia conter fósseis.(Crédito: Nasa)
OSSOS EM MARTE
O jipe Opportunity encontrou pedaços de gipso — mineral de que é feito o gesso — na superfície. Parecem ossos, mas não são. O interessante, contudo, é que, segundo o paleontólogo americano William Schopf, essas amostras seriam ótimas para procurar fósseis de micróbios marcianos.
Procure nesta imagem do jipe Curiosity o "caranguejo" de Marte. (Crédito: Nasa)
Procure nesta imagem do jipe Curiosity o “caranguejo” de Marte. (Crédito: Nasa)
ARANHA ARRANHA E APANHA
“Ah, mas e aquele caranguejo que fotografaram em Marte? E a aranha?”, o sujeito pergunta ao Google. É o que os cientistas chamam de pareidolia. Nosso cérebro é programado para processar a visão de forma a interpretá-la em termos de formas conhecidas. Por isso vemos objetos em nuvens — e bichos estranhos em Marte.
Ilustração publicada em 1906 de "A Guerra dos Mundos", livro de H.G. Wells que retratava uma invasão marciana. (Crédito: Reprodução)
Ilustração publicada em 1906 de “A Guerra dos Mundos”, livro de H.G. Wells que retratava uma invasão marciana. (Crédito: Reprodução)
EXTRATERRESTRES
A grande pergunta hoje é: há ou houve vida lá? Com o que sabemos, é muito improvável que seres inteligentes tenham aparecido em Marte. Mas micróbios, se os cientistas estão na trilha certa para entender a origem da vida, quase certamente houve alguns. Para confirmar, falta só achar um que conte a história.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário