sábado, 31 de outubro de 2015

5 atitudes do homem que destroem a mulher

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, entrevistou centenas de casais que viviam juntos há, em média, 20 anos, para analisar a qualidade dos casamentos. O estudo revelou que as mulheres são mais propensas a sentir os efeitos de um relacionamento que não funciona.

De acordo com a psicóloga responsável pela pesquisa, Nancy Henry, as mulheres têm, inclusive, maior probabilidade de desenvolver sintomas fisiológicos, aumentando o risco de infarto, AVC e diabetes.

Se você é um homem que ama a sua esposa, leia atentamente os itens abaixo. Caso seja a esposa, mostre essa matéria ao seu companheiro e converse com ele a respeito.

Eis os 5 comportamentos masculinos capazes de destruir uma esposa:

1- Achar que só ela mora na casa

Desde épocas remotas, a mulher tem a responsabilidade de cuidar das tarefas domésticas. Isso não significa, entretanto, que tudo dependa dela ou que somente a esposa precisa limpar, passar, cozinhar, etc. A Bíblia alerta: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento” (1 Pedro 3.7). O homem que ama a sua esposa a ajuda no que é necessário.

2- Culpá-la pelos erros dos filhos

É comum ver homens creditando o mau comportamento de seus filhos exclusivamente à esposa. Em seu blog, o escritor e palestrante Renato Cardoso discorda dessa atitude: “Pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles.”

Quer saber como trabalhar em família pelo bem dos filhos? Participe da Transformação total de pais e filhos, no próximo domingo.

3- Torná-la invisível

Embora a Mulher Invisível seja uma criação das histórias em quadrinhos, muitos homens se esforçam para não enxergar as suas companheiras. Maridos parecem acreditar que o jantar preparou-se sozinho, a casa foi limpa por mágica e os filhos tomaram banho por vontade própria. “Como foi o seu dia” então, é frase abolida do casamento.

Se você ama a sua esposa, não aja assim. Se você é uma esposa que se sente invisível perante a sua família, clique aqui e assista ao vídeo que a escritora Cristiane Cardoso separou para você.

4 – Esquecer o casal

De repente tudo na vida dos dois é sobre contas, filhos, casa, escola, mercado... E o casal foi esquecido. O romance fica de lado e, muitas vezes, é substituído por estresse e gritos. Não faça isso. Tampouco alegue falta de tempo para estar ao lado de sua companheira. Planeje, encontre tempo para passear ou mesmo assistir a um filme em casa. Surpreenda-a e tenha sempre em mente que, tão importante quanto a casa, é o casal.

5 – Mentir

Talvez esse seja o ato mais grave. A mentira é um profundo desrespeito, que, muitas vezes, não tem volta. Mentir é ser infiel ao direito que a sua parceira tem de saber a verdade. É ser infiel à sua esposa. Enganar é eliminar a pureza do relacionamento. Lembre-se: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” Hebreus 13.4
5 atitudes femininas que destroem o homem


Infidelidade não é a maior causa de divórcios. É isso o que aponta uma pesquisa da consultoria britânica Grant Thornton com 101 advogados. De acordo com 27% dos casais, o principal motivo de separação atualmente é o “desaparecimento do amor”.

Os advogados entrevistados afirmam que os casais simplesmente se distanciaram, a ponto de perderem a alegria na companhia um do outro, se sentirem privados de liberdade e, consequentemente, ferindo-se mutuamente. E os casais não estão mais dispostos a levar adiante casamentos infelizes.

Você já viu aqui no Portal Universal.org as 5 atitudes do homem que destroem a mulher, que a tornam infeliz. Agora, vejamos as 5 atitudes femininas capazes de acabar com um relacionamento:

1 – Ser preguiçosa

É claro que o bom funcionamento do lar é responsabilidade tanto do homem quanto da mulher, mas a Bíblia diz, em Provérbios 31.27, que a boa esposa “atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça”. É bom seguir o conselho.

2 – Impor a sua vontade

Ninguém consegue conviver com uma mulher intransigente ao lado. Aquela que é mandona, que não ouve conselhos e dá pouco valor à opinião do companheiro tende a torná-lo infeliz. Subestimar as ideias do esposo é minar a confiança dele e, consequentemente, minar o relacionamento. Por isso, o apóstolo Paulo orienta: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Efésios 5.21

3 – Reclamar em excesso

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos - EUA) revelou que 30 minutos diários de reclamações – seja fazendo ou ouvindo – podem danificar o cérebro do ser humano, dificultando a resolução de problemas, atrapalhando o funcionamento cognitivo e prejudicando a memória. Tudo isso com meia hora de reclamações por dia.  Imagine uma pessoa casada com um reclamador crônico.

Por outro lado, a Universidade de Illinois (EUA) publicou uma pesquisa demonstrando que um otimista tem o dobro de chances de possuir um coração saudável em relação a alguém negativo. Anteriormente, Harvard (EUA) já tinha chegado à mesma conclusão, alertando que otimismo e esperança melhoram a saúde.

A Bíblia diz, em Provérbios 31.26, que a boa esposa “fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.

4 – Ser vaidosa

Diversas passagens bíblicas ressaltam o fato de a beleza interior ser mais importante do que a exterior. Uma delas, em especial, é direcionada às mulheres casadas: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” 1 Pedro 3.4

É necessário conhecer o limite da busca pela beleza estética. Muitas mulheres são capazes de sofrer, deixar de comer, de dormir e gastar rios de dinheiro em busca da “perfeição”. Se elas sacrificam a si mesmas, certamente sacrificarão esposo e relacionamento também.

“Você acha mesmo que é dessa maneira, por meio da beleza, e só pela beleza, que vai conquistar o seu marido, o seu príncipe encantado? Se você pensa assim, está enganada, porque não devemos dar prioridade à beleza”, afirma a escritora e palestrante Cristiane Cardoso.

5 – Não acreditar

Grandes homens contam com grandes esposas para apoiá-los. Abraão foi acompanhado por Sara. Rebeca inspirou e incentivou Isaque. Maria foi virtuosa e jamais desacreditou de José. Nos três casos, as esposas acreditaram e deram força aos seus companheiros, mesmo quando a situação era difícil.

Não despreze os sinais do namoro

Veja 5 perguntas que você deve fazer antes do casamento

Desde os contos de fadas aos filmes românticos, tudo leva qualquer um a acreditar que o tal “felizes para sempre” é quando o casal da trama – que geralmente enfrentou os mais difíceis desafios durante o namoro – finalmente se casa. No entanto, o que é exibido como fim é o começo de uma vida inteira pela frente.
O casamento é uma fase de adaptação, com novos desafios, nova rotina e, inevitavelmente, uma série de surpresas ao conviver com o outro diariamente. Porém, embora haja sempre algo novo a ser desvendado no comportamento do outro, há muita coisa a ser observada ainda na fase do namoro. Existem alguns detalhes que poderão até definir se quem você está prestes a se casar é realmente quem irá fazê-lo feliz ou não.
Antes de decidir ir em frente, rumo ao casamento, veja 5 perguntas que você deve fazer:
1 - Como você se sente na companhia do outro?
Se além de se sentir bem ao lado da pessoa que ama você gosta de quem você é e consegue ser você mesmo, agindo com naturalidade, então você está no caminho certo. Conhecer a si mesmo é fundamental para que saiba também reconhecer qual é o seu lugar no relacionamento.
2 – O período entre namoro e noivado tem sido tranquilo?
Em qualquer relação, discordar sobre algo é completamente normal, a diferença é como o casal lida com isso. Vocês conseguem conversar civilizadamente, com empatia, tolerância e união? Ambos têm facilidade para admitir quando erram? Quando têm uma discussão mais séria, quanto tempo levam para fazer as pazes? Vocês acreditam que os argumentos das brigas são construtivos ou no final acabam ofendendo um ao outro? Esses são pontos importantes a serem avaliados. Coloquem na balança se afinal esse é o “estilo” que vocês querem levar também para o casamento.
3- Vocês se aceitam como realmente são?
Embora ninguém seja perfeito, há alguns defeitos que incomodam e pesam muito no relacionamento. Se existem algumas atitudes ou comportamentos que você gostaria que o outro mudasse e você já percebeu que isso nunca irá acontecer, é hora de perguntar a si mesmo: Será que você vai conseguir conviver com isso no casamento? Se a resposta for sim, siga em frente. Porém, se ficar em dúvida, avalie. Os problemas conjugais começam quando um tenta mudar o outro, quando, na verdade, cada um só consegue ser responsável pela mudança em si mesmo.
4 – Existe compatibilidade em seus hábitos higiênicos e pessoais?
Esses detalhes não parecem ser muito importantes, mas quando convivemos com outra pessoa eles costumam ser motivo de grandes brigas. Cada um possui um hábito, conforme herdado ou aprendido pela família, e é preciso estar bem atento se vocês são realmente compatíveis ou se, pelo menos, ambos estão dispostos a desenvolver novos hábitos juntos na vida a dois. Esses costumes terão forte influência no lar, na saúde do casal e na criação dos filhos.
5 – Você se sente atraído sexualmente pelo outro?
Todo mundo pode melhorar a sua aparência, mas existem algumas coisas que são natas, como cor da pele, tipo do cabelo, formato do nariz, dos olhos, entre outras.  Será que você realmente gosta da aparência do seu companheiro? Você se sente suficientemente atraído? Lembre-se de que somente alguns detalhes poderão ser melhorados com o passar do tempo.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015


NOVO FILME DE DRAGON BALL
Tadayoshi Yamamuro e Norihiro Hayashida, diretor e produtor do último filme de Dragon Ball, confirmaram que a franquia vai ganhar mais um filme.
Segundo o site Ramen Para Dos, o novo filme ainda não tem detalhes divulgados, mas tudo leva a indicar que é da nova série, Dragon Ball Super.
 © Toei Animation
© Toei Animation
Como observar a conjunção entre venus,jupiter e marte

A melhor hora para ver os planetas será pouco antes do nascer do sol em direção ao leste, em todo o mundo, onde quer que haja um céu claro.
O maior e mais brilhante será Vênus. O gigante gasoso Júpiter vai aparecer 12 vezes mais fraco, e Marte 250 vezes mais fraco. Marte vai aparecer em uma direção ESE a uma altura de cerca de 25 graus acima do horizonte, enquanto Júpiter estará um pouco acima.
Eis como o astrônomo amador Ian Musgrave da Universidade de Adelaide explicou ao ABC News:
Conforme Júpiter aparece mais alto no céu, que completou a passagem por trás do Sol no fim do mês passado – assim como Marte -, e conforme eles se movem em suas órbitas eles vão encontrar Vênus, que chegou ao ponto mais distante da sua órbita antes de começar a voltar em direção ao Sol.
Então eles vão ficar muito perto um do outro porque as órbitas desses planetas estão praticamente no mesmo plano.
Eles podem ficar bem próximos, ou moderadamente próximos, e nesse caso em particular se você estiver acordado por volta das cinco da manhã, você conseguirá ver Vênus e Júpiter alinhados logo acima do horizonte.
Os planetas não estão próximos em um sentido literal. Eles ainda estão milhões de quilômetros distantes um dos outros, mas eles atingiram um ponto em suas órbitas em que aparecem alinhados da nossa perspectiva da Terra. Como Sam Lindsay da Royal Astronomical Society disse à BBC, o agrupamento é aleatório, e os planetas estão “caminhando em suas próprias órbitas ao redor do sol, o que leva tempo diferente para eles caminharem, e eles chegaram a um ponto em que aparecem alinhados no céu da Terra.”
A Lua crescente vai se juntar aos planetas na semana que vem.
“No dia 7 de novembro, Júpiter e a Lua crescente estarão bem próximos, com Vênus e Júpiter logo abaixo,” destacou Musgrave à ABC News. “E então no dia oito, você verá dois planetas, Marte e Vênus, bem próximos e também perto da Lua, de uma forma que deve ficar fantástica nas primeiras horas do dia.” [Armagh Observatory | BBC | ABC]
TCU VALE A PENA PARA USUARIO COMUM GANHAR DINHEIRO?

A rede social Tsu foi inaugurada em outubro do ano passado com a promessa de pagar usuários pelo conteúdo que postarem. Ela voltou a aparecer com força e está chamando a atenção no Brasil. Só não espere ganhar dinheiro com ela – a menos que você seja bem famoso.
Funciona assim: o Tsu exibe anúncios, e cada vez que alguém visualiza seus posts, o site recebe dinheiro por isso. (A rede social não remunera likes nem comentários, apenas visualizações.)
10% da receita em anúncios ficam com o Tsu. O restante é dividido igualmente entre você e a Family Tree, a rede de usuários que trouxe você para o Tsu. A Billboard explica:
… 50% vão para o proprietário/criador de conteúdo do perfil – vamos chamá-lo de John Smith – e os outros 50% vão para a rede que trouxe esse usuário específico para o Tsu, e é aí onde as coisas ficam complicadas.
Esse dinheiro se propaga em uma série infinita de terços por uma “árvore genealógica”, começando com Smith, também conhecido como um “filho”. A pessoa que o convidou para o Tsu, seu “pai”, recebe um terço. A pessoa que convidou o pai, o “avô”, recebe um terço dele. O algoritmo que distribui esses fundos é baseado no princípio de que todos os usuários são convidados para a rede.
shared_economics_ad_revenue-636a857d1e1cb5f68fdb987957b2417283d2cbede5922a25e9e33df14857bbbe
Você vai acumulando dinheiro até chegar a US$ 100, momento em que é possível sacá-lo. Sim, este é um esquema semelhante a uma pirâmide, envolvendo convidar pessoas para fazerem parte da rede e ganhar frações de centavo com isso. (Alguém se lembrou da TelexFree?)
Parece que isso se tornou um problema no Facebook: a rede social proíbe que usuários postem links para o Tsu. Quando você tenta fazer isso, aparece a mensagem abaixo:
Tsu bloqueado no Facebook
Há quem diga que o Facebook está “com medo” do Tsu, mas sejamos realistas: os usuários têm todo incentivo para constantemente publicarem links de seu perfil (que rendem dinheiro agora) e links de indicação (que renderão dinheiro no futuro) – aí todos serão devidamente considerados como spam. Há mais de 3,5 milhões de usuários no Tsu, não necessariamente ativos.

Caridade e celebridades

Esta rede social não é de todo ruim: é possível doar seu dinheiro para instituições de caridade que participem da rede. Há diversas instituições do tipo, incluindo Charity Water (fornece água potável para pessoas necessitadas), Music for Autism (focada em autistas), Hearing Health Foundation (focada em pessoas com problemas de audição), entre outras.
Tsu - caridade 2
O Tsu foi eleito o parceiro de mídia do ano pela fundação Make-A-Wish Southern Florida, que atende pedidos de crianças com doenças terminais.
E há pessoas famosas como Vanilla IceLL Cool JDJ Afrojack e 50 Cent (este último entrou com pedido de proteção contra falência em julho). Também é possível encontrar diversos perfis de esportistas americanos e de modelos internacionais.
Por que essas pessoas estão interessadas no Tsu? Bem, porque elas têm um grande número de seguidores e podem ganhar dinheiro na rede. Da Fast Company:
… artistas no site parecem estar muito felizes com seu novo potencial de ganhos. Andrew Fromm, um compositor bem conhecido que criou letras para músicas de Selena Gomez, Backstreet Boys, NSync e Marc Anthony, recebeu mais de US$ 100 no Tsu nas três primeiras semanas. Se isso parece pouco, você precisa ver o quanto ele ganha em outros lugares: sua canção coescrita mais recente lhe rendeu apenas US$ 18 em royalties no Pandora durante o mesmo período, diz ele, e ela foi tocada 1,5 milhão de vezes.
O New York Times reuniu outros casos de pessoas relativamente famosas que criam conteúdo e gostariam de ser pagas pelas redes sociais.
Tsu - 50 cent

E você?

Mas e quanto a nós, meros mortais? Ora, quem não for famoso vai receber meras frações de centavo, que nunca chegarão ao mínimo de US$ 100 para sacar. Mesmo se você ganhasse um centavo por dia – o que é muito – isso não valeria a pena. Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário, explica:
Usando a boa e velha matemática, conclui-se que no ritmo de US$ 0,01/dia leva-se 10.000 para atingir US$ 100. Convertendo dias para anos, isso dá quase 28 anos. E, se essa estimativa lhe parece irrisória, infelizmente não é. Segundo o último balanço fiscal do Facebook, cada usuário daquela rede rende US$ 2,76 no trimestre. Dividindo isso por 90 (dias), chega-se ao valor de US$ 0,03/dia.
Até mesmo alguns famosos, como William Shatner e Timbaland, entraram na rede mas deixaram seus perfis abandonados. Eles conseguem atrair dezenas de milhares de seguidores e não se interessaram em ganhar dinheiro no Tsu. Por que alguém divulgando um link de indicação no Twitter se sairia melhor?
Normalmente, essas redes sociais que pagam aos usuários são bem questionáveis. Para evitar spam, o Tsu impede que usuários publiquem mais de 45 posts por dia, e bloqueia certos tipos de links e frases (como “ganhe dinheiro em casa”). Mas nada impede que o usuário compartilhe links do Tsu em outros lugares.
Não se engane: o Tsu dificilmente será uma fonte de dinheiro fácil – especialmente para quem não é famoso, ou quem não estiver disposto a virar um spammer.

Rússia descobre exemplares raros de leão-das-cavernas congelados

Tratam-se dos exemplares mais bem preservados já encontrados. 
Descoberta pode ajudar a entender motivo da extinção, há 10 mil anos.

Do G1, em São Paulo
Pesquisadores russos descobriram dois exemplares congelados de leão-das-cavernas, espécie extinta há 10 mil anos (Foto:  Academia de Ciência de Iacútia/Divulgação)Pesquisadores russos descobriram dois exemplares congelados de leão-das-cavernas, espécie extinta há 10 mil anos (Foto: Academia de Ciência de Iacútia/Divulgação)
Cientistas russos descobriram dois exemplares de leão-das-cavernas congelados e extremamente bem preservados. A espécie, cujo nome científico é Panthea spelaea, está extinta há 10 mil anos, por isso estima-se que os exemplares tenham pelo menos essa idade, mas podem ser ainda mais antigos.
Tratam-se de dois filhotes encontrados na República da Iacútia, ou República Sakha, sob o solo permafrost, constituido por gelo e rochas que ficam permanentemente congelados devido às baixas temperaturas da região, no norte da Rússia.
A descoberta foi anunciada pelo jornal "The Siberian Times". Mais detalhes sobre os exemplares devem ser anunciados pela Academia de Ciência da Iacútia em uma apresentação no final de novembro, segundo o jornal.
De acordo com os cientistas, a descoberta pode ajudar a entender por que a espécie entrou em extinção há cerca de 10 mil anos. Isso ainda permanece um mistério, já que o bicho tinha poucos predadores. Descobertas de exemplares dessa espécie são consideradas raras.
O leão-das-cavernas foi um dos maiores felinos que já existiram, medindo cerca de 2,10 m de comprimento, sem contar o rabo.
Iacútia
  • Região remota da Rússia teve achado de animais extintos congelados

Oi e LetterOne acertam negociar injeção de capital para fusão com TIM

Marcelo Sayão - 2.out.2013/Efe
Oi e fundo russo negociam injeção de capital para viabilizar fusão com a TIM
Oi e fundo russo negociam injeção de capital para viabilizar fusão com a TIM
A operadora de telecomunicações Oi e o fundo russo LetterOne acertaram negociar por sete meses a injeção de capital de US$ 4 bilhões na empresa para tentar viabilizar a eventual fusão com a TIM Participações.
Em fato relevante publicado nesta sexta-feira (30), a Oi informou ter enviado contraproposta de negociações exclusivas com o fundo russo por sete meses contados a partir de 23 de outubro. De acordo com a empresa, o fundo do bilionário Mikhail Fridman aceitou a contraproposta.
"Se concretizada a operação em construção, espera-se uma redução de alavancagem da Oi, tornando-a um player mais robusto, e a geração de importantes sinergias e ganho de escala", informou a empresa no comunicado.
"Uma potencial união da Oi com a TIM Participações deve resultar na constituição de um operador mais completo e bem posicionado, capaz de competir com players globais já instalados no país", completou a empresa.
Uma fusão entre as duas empresas teria de ser aprovada por órgãos reguladores como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A Oi havia anunciado em 26 de outubro que o grupo de investidores russo enviou à empresa proposta para uma injeção de capital na operadora, condicionada a uma combinação da companhia com a TIM.
A operadora brasileira vem falando publicamente desde o ano passado sobre sua intenção de fusão com a concorrente, mas a operação era vista com ceticismo pelo mercado diante do alto endividamento da Oi, de R$ 34,6 bilhões.
A Telecom Italia, controladora da TIM, tem afirmado, por outro lado, que a operação no Brasil é estratégica para a companhia.
Nesta semana, o presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, declarou em evento do setor no Brasil que eventual fusão entre sua controlada e a Oi dependerá de uma atualização do marco regulatório da telefonia fixa no país.
A Oi, por ser a maior concessionária de telefonia fixa do país, tem uma série de obrigações com o governo brasileiro, como investimentos em universalização do serviço fixo e manutenção de orelhões, além de ativos que devem ser devolvidos à União após o fim dos contratos de concessão, em 2025.
Firmados após o processo de privatização do setor, os contratos são revisados a cada cinco anos. A Oi considera que os compromissos estão sendo onerosos e prejudicando a lucratividade da empresa.
Também nesta semana, o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, declarou ser necessário alterar o cenário de concessão de telefonia fixa no país para dar mais impulsos a investimentos de longo prazo no setor de telecomunicações e viabilizar eventuais movimentos de consolidação.
A TIM é a segunda maior operadora de telefonia móvel, mas tem pequena presença na telefonia fixa, que é o maior ativo da Oi.
Procurada nesta sexta-feira, a TIM não se manifestou até o momento sobre o mais recente comunicado publicado pela Oi. 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Os microrganismos transmitidos durante o sexo


Image copyright
Image captionVírus GBV-C, transmitido sexualmente, poderia ajudar no combate ao HIV e ao ebola
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, todos os dias, mais de 1 milhão de pessoas no mundo adquirem uma doença sexualmente transmissível (DST).
Algumas dessas infecções afetam a fertilidade, enquanto outras provocam complicações ainda mais graves. Por isso, há inúmeras razões para evitar que esses visitantes indesejados acabem se instalando no nosso corpo.
A má reputação das DSTs é provavelmente o motivo pelo qual cientistas vinham prestando pouca atenção à ideia de que alguns desses micróbios que viajam pelos fluidos sexuais podem, na realidade, ser benéficos. Mesmo assim, é sempre importante ressaltar a importância do sexo seguro.
Será que ao nos protegermos dos germes ruins que conhecemos não estamos evitando microrganismos que poderiam fazer bem à saúde? É cada vez maior o número de evidências que sugere que o assunto deveria ser mais explorado.

Questão de equilíbrio

Não é novidade que vírus e bactérias são incrivelmente importante para a nossa saúde. Dentro de cada um de nós está uma combinação de minicriaturas tanto benéficas quanto potencialmente causadoras de doenças. Se o equilíbrio entre os dois lados se perde, os problemas surgem.
Um exemplo: o gênero de fungo Candida é um micróbio que ocorre naturalmente na vagina. Sua procriação é controlada por outro microrganismo, a bactériaLactobacillus. Se algo impede a bactéria de fazer o seu trabalho, ocorre uma proliferação de fungos, o que causa os desconfortáveis sintomas da candidíase.
Image copyrightGetty
Image captionComo organismos benéficos ainda precisam ser identificados, proteção é essencial
Nossos organismos evoluíram junto com os micróbios. Essas bactérias, fungos e vírus vivem em nossa pele, nos intestinos e em parte de nossos genitais. Apesar de a ideia ser um pouco desconfortável, é cada vez mais evidente que esses seres têm um papel fundamental na nossa fisiologia.
O primeiro passo para entender esse papel é identificar os microrganismos. Aqueles que são transmitidos durante as relações sexuais são chamados de micróbios sexualmente transmissíveis (MSTs).
"Apesar de ainda não sabermos muito sobre eles, há alguns exemplos que deveriam motivar os pesquisadores a examiná-los mais de perto", afirma Chad Smith, biólogo evolucionista da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Pensemos no pulgão-da-ervilha, uma praga que sobrevive em todo o planeta alimentando-se de leguminosas. O sucesso desse inseto pode em parte ser atribuído a micróbios benéficos transmitidos entre eles no acasalamento, tornando-os mais resistentes a parasitas, mais tolerantes ao calor e mais adaptados a sobreviver em plantas que não são leguminosas até encontrarem sua próxima refeição.
Os mosquitos também são habitados por bactérias sexualmente transmissíveis que se espalham por seus intestinos, testículos e óvulos. Essa camada bacteriana serve de alimento para as larvas do mosquito, permitindo que elas se desenvolvam de dois a quatro dias mais rapidamente do que se ela não existisse.
Em fungos, micróbios benéficos aumentam sua tolerância ao calor e ajudam seu hospedeiro a crescer mais rapidamente.

Contra HIV e ebola

Mas e nós, humanos? Bem, sabemos de um exemplo convincente de micróbio sexualmente transmissível que pode nos trazer vantagens: o vírus GBV-C, antes conhecido como vírus da hepatite G (ou HGV).
Trata-se de um vírus sexualmente transmissível que, sozinho, não causa sintomas graves, apesar de ser encontrado geralmente com vírus maléficos como o HIV.
Uma revisão de seis estudos científicos descobriu que o GBV-C está ligado a uma redução de 59% da taxa de mortalidade dos pacientes com o HIV. Cientistas acreditam que o vírus faz isso ao reduzir a capacidade do HIV de prejudicar as células de nosso sistema imunológico.
O GBV-C também pode estimular outras partes do sistema imunológico a combater ativamente a infecção.
Esse vírus também pode ser transmitido de mãe para filho, e com isso reduz as chances de mulheres com o HIV passarem a infecção para seus bebês.
Mais recentemente, o GBV-C também foi identificado com um dos responsáveis pela redução da mortalidade em pessoas infectadas com o vírus ebola, de certa maneira reduzindo o impacto desse microrganismo em seu hospedeiro.
A maior compreensão da ação GBV-C poderia salvar vidas.

Menos antibióticos?

"Descobertas extraordinárias como essas deveriam nos fazer pensar nos outros microrganismos estamos deixando de conhecer melhor", afirma Betsy Foxman, epidemiologista da Universidade de Michigan.
"No passado, caracterizamos os micróbios sexualmente transmissíveis como ruins", diz ela. "As medidas preventivas que adotamos para nos protegermos deles podem também contribuir para que hoje nos faltem aqueles que são potencialmente benéficos."
Para Foxman, é possível que alguns micróbios ajudem o organismo a combater outros tipos de infecções, o que poderia reduzir nossa dependência de medicamentos como os antibióticos. Estes normalmente matam um amplo espectro de microrganismos para poder erradicar aquele que é problemático.
"É claro que antibióticos são muitas vezes necessários para salvar vidas, mas seria bom ter algo mais criterioso e direcionado", afirma a especialista.
Cientistas ainda não sabem com certeza quais micróbios sexualmente transmissíveis potencialmente benéficos estão sendo passados entre parceiros, mas Foxman acredita que os Lactobacilus sejam um deles.

Proteção ainda é crucial

Tudo isso parece ser uma ótima notícia, certo? Poderia haver um monte desses micróbios viajando de um lado para outro e sendo bons para a saúde.
Mas há um problema. Se o jeito de contraí-los é fazer sexo sem proteção, também estaríamos abrindo a porta para as infecções ruins.
No futuro, entretanto, poderá haver maneiras de conseguir esses microrganismos sem precisarmos nos arriscar. Uma vez identificados, cientistas poderiam desenvolver vacinas ou outros métodos de inoculação.
Poderemos saber mais sobre esses micróbios no futuro. Segundo Smith, o aumento do interesse e das pesquisas sobre o microbioma humano fizeram surgir novas técnicas para conhecer a função desses microrganismos.
Até lá, no entanto, o melhor é continuar fazendo sexo seguro.
Leia a versão original desta reportagem em inglês no site BBC Earth.
Acompanhe o conteúdo da BBC Brasil no FacebookTwitter e Instagram

Facebook bloqueia links de rede social que paga a usuário para participar

Reprodução
O Facebook bloqueia quem tenta publicar links do Tsu
O Facebook bloqueia quem tenta publicar links do Tsu

Quem tentar publicar um link da rede social Tsu no Facebook vai receber uma mensagem de erro dizendo que os sistemas detectaram o endereço como inseguro.
De acordo com o site Huffington Post, essa é uma estratégia do site de Mark Zuckerberg para impedir o crescimento do concorrente. A página, nos primeiros seis meses de existência, atingiu 3,5 milhões de usuários, números melhores que os do próprio Facebook no começo.
O que torna o Tsu uma ameaça tão grande para o Facebook é que ele distribui receita aos usuários. Assim, quem postar conteúdo, curtir e compartilhar nele acaba ganhando dinheiro.
O Tsu fica com 10% de toda a receita vinda de publicidade. Os outros 90% são divididos entre os usuários. Quem publicou o conteúdo primeiramente fica com 50% da fatia restante, enquanto o resto será compartilhado entre quem o indicou para participar da rede -só é possível se cadastrar após receber convite.
Os usuários, depois, podem ficar com o dinheiro, transferir para um amigo ou doar a uma instituição de caridade. Só é possível receber cheques a partir de US$ 100.
Outra diferença do Tsu para o Facebook é que todos os usuários que curtirem uma página vão receber suas publicações. Na rede de Zuckerberg, apenas uma parte acaba vendo as atualizações na própria "timeline". Os donos de páginas precisam pagar se quiserem mais audiência.
Como o Facebook e suas empresas -Instagram e WhatsApp- são a principal fonte de informação para parte dos usuários da internet, o Tsu ter o link bloqueado significa que as pessoas terão dificuldade de saber de sua existência.
O Facebook alega que o Tsu está violando termos de segurança de sua API -uma ferramenta que permite a desenvolvedoras compartilhar informações- para bloqueá-lo.
"Se nós estivéssemos violando algum tipo de regulamento da API do Facebook, sendo que não estamos, teríamos recebido diversos tipos de avisos, que jamais chegaram. Isso sem falar que continuamos a receber mensagens de conformidade às regras, mesmo enquanto estamos bloqueados", disse Sebastian Sobczak, presidente-executivo do Tsu, ao Huffington Post.