terça-feira, 15 de setembro de 2015

Hoje em dia os consumidores precisam tomar muito cuidado na hora de escolher uma loja para fazer suas compras online. A boa notícia é que o Procon-SP atualizou no último dia 4 de setembro sua lista com lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores.
Com a nova atualização, a lista agora inclui 489 lojas.
Entre as novas lojas adicionadas recentemente à lista estão docolmoveis.com.br,maximaeletrodomesticos.com.brvenanimports.com.br e pagaweb.com.br.
Procon-SP atualiza lista com lojas online que devem ser evitadas
Com a nova atualização, a lista agora inclui 489 lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores
As lojas online foram incluídas na lista devido ao enorme número de reclamações registradas. Entre as principais reclamações dos consumidores estão a não entrega de produtos e a falta de resposta das empresas para solucionar o problema.

LOJAS ONLINE QUE DEVEM SER EVITADAS PELOS CONSUMIDORES

Disponível na seção “Evite esses sites” do site da Fundação Procon, a lista com as 489 lojas online que devem ser evitadas está em ordem alfabética e inclui os endereços eletrônicos dos sites, CPF do responsável ou CNPJ e a razão social das empresas.
A lista com as lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores também mostra o status de cada uma delas (no ar ou fora do ar) e a data de inclusão na lista.
Confira a lista completa clicando aqui.

RECOMENDAÇÕES

Antes de fazer compras em algum site de comércio eletrônico, os consumidores devem seguir as seguintes recomendações do Procon-SP:
  • Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
  • Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
  • Desconfie de ofertas vantajosas demais;
  • Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
  • Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
  • Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
  • Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
No caso de problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP.

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