Por
que não nos lembramos de nada sobre quando éramos bebês?
Praticamente ninguém tem lembranças dos seus primeiros anos de
vida, mas não é porque seres humanos são incapazes de reter informações quando
pequenos.
De acordo com a ciência, pode ser que não nos lembramos de nada
porque, nessa idade, nossos cérebros ainda não desempenham uma função que
agrupa informações em padrões neurais complexos que conhecemos como “memórias
episódicas”.
Entre lembrar e lembrar com detalhes
É claro que as crianças se lembram de fatos como quem são seus
pais, ou que devem dizer “por favor” antes de pedir algo a alguém. Isso é
chamado de “memória semântica” e prova que, mesmo muito pequenos, nós podemos
reter informações.
No entanto, em algum momento entre as idades de dois e quatro
anos, as crianças não têm “memória episódica” – memória sobre os detalhes de um
evento específico.
Estas memórias são armazenadas em várias partes da superfície do
cérebro, ou “córtex”. Por exemplo, a memória de som é processada nos córtices
auditivos, nas laterais do cérebro, enquanto a memória visual é gerida pelo
córtex visual, na parte de trás. A região do cérebro chamada de hipocampo une
todos esses “pedaços” de informações.
Buquê
de memórias
“Se você pensar em seu córtex como um canteiro de flores, há
flores em todo o topo de sua cabeça. O hipocampo, dobrado muito ordenadamente
no meio de seu cérebro, é responsável por puxar todas elas e amarrá-las em um
buquê”, explica Patricia Bauer, da Universidade Emory, em Atlanta (EUA). “A
memória é o buquê – o padrão neural de ligações entre as partes do cérebro onde
uma lembrança é armazenada”.
É melhor não lembrar
Então, por que as crianças geralmente não conseguem gravar
episódios específicos até a faixa etária de dois a quatro anos? Pode ser porque
essa é a época na qual o hipocampo começa a “amarrar” fragmentos de informação.
Segundo a psicóloga Nora Newcombe, da Universidade Temple, na
Filadélfia (EUA), pode haver uma razão para isso. A memória episódica pode ser
desnecessariamente complexa num momento em que a criança está começando a
aprender como o mundo funciona.
“Eu acho que o principal objetivo dos dois
primeiros anos é adquirir conhecimento semântico. Desse ponto de vista, a
memória episódica pode realmente ser uma distração”, argumenta Newcombe.
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