quinta-feira, 6 de agosto de 2015

10 cores diferentes de xixi e o que elas podem dizer sobre sua saúde

Coloração da urina pode indicar algum problema no organismo. O xixi ideal deve ser amarelo claro, quase transparente
O hábito de fazer xixi pode ser mais do que o processo de eliminação de toxinas do organismo. Isso porque a cor da urina pode revelar alguns problemas de saúde. Segundo a médica nefrologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Fabiana Contieri, não só a cor, como também o aspecto e o cheiro da urina requerem atenção.

O que a cor do xixi pode indicar?

A especialista afirma que a quantidade de água ingerida ao longo do dia tem uma relação direta com a concentração urinária: “Se a pessoa bebe pouca água, a urina fica mais escura, o que pode indicar desidratação, e quando a ingestão é correta, a urina fica bem diluída, com a cor amarela clara”.
Segundo a médica, a urina fica mais escura se a pessoa beber pouca água
É importante observar se a urina apresenta mais espuma do que o habitual, que pode identificar a presença de perda proteica e uma doença renal. A médica acrescenta que a urina leitosa também pode significar infecção.

Qual é a cor certa ou ideal?

De acordo com a médica, a urina saudável deve ser amarela clara, quase transparente, sem cheiro, com o mínimo de espuma e ao urinar não se deve sentir dor ou desconforto. 

Cor do xixi: 10 tons diferentes e seus significados

Para entender melhor quais as cores da urina representam problemas de saúde, Dra. Fabiana listou as colorações e seus significados.
Transparente: Quando bebe muita água, talvez até em exagero.
Amarelo palha muito claro: Normal.
Amarelo transparente: Normal.
Amarelo escuro: Normal, mas precisa beber mais água.
Âmbar ou mel: Indica desidratação, deve-se beber mais água.
Espuma efervescente: Pode indicar excesso de proteína na dieta ou problema renal.
Laranja: Pode ser falta de água, ou devido à pigmentação da comida. Se persistir pode ser problema no fígado ou vesícula.
Rosada/avermelhada: Pode ser da comida. Se persistir, pode ser problema do fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor.
Acastanhada: Indica desidratação severa ou problema de fígado.

Azulado ou esverdeado: Pode ser da comida, medicação, ou infecção bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário