sexta-feira, 31 de julho de 2015

Gigantesca bola de fogo corta a região Sul do Brasil


Uma enorme bola de fogo de coloração esverdeada foi vista na noite quinta-feira cruzando várias cidades do Sul do Brasil. A origem do bólido ainda é desconhecida, mas pelas características pode se tratar de uma rocha espacial que cruzou a orbita da Terra.
Meteoro Earthgrazer no Brasil
Clique para ampliar
O impressionante bólido sobrevoou lentamente os céus da Região Sul do Brasil e de acordo com diversos relatos cruzou antes a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho testemunhas disseram que viram quando a grande bola luminosa atravessou a linha da praia até desaparecer acima do Atlântico.
A passagem da bola de fogo ocorreu por volta das 18h05 BRT (Hora de Brasília) e de acordo com o site de previsão de reentradas espaciais SATVIEW.ORG, nenhum objeto artificial penetrou a região naquele momento. Isso levanta a hipótese de o meteoro ter sido causado por algum objeto vindo de fora da Terra.


Para o especialista em reentradas atmosféricas, Carlos Augusto Di Pietro, ligado à Rede Brasileira de Observadores de Meteoros, BRAMON, o que se viu no céu nesta quinta-feira foi provavelmente um "Earthgrazer", um asteroide que raspa quase que horizontalmente a atmosfera da Terra e segue seu rumo em torno do Sol.
"Eu estou considerando este bólido como um espetacular Earthgrazer", disse Di Pietro. "Acho que esse é ainda mais belo que o grande fireball de 1972, até agora maior clássico dos earthgrazers", se referindo a um grande meteoroide que em 10 de agosto de 1972 passou a apenas 57 km da Terra e pode ser observado durante o dia em várias cidades dos EUA e Canadá.
De acordo com Di Pietro, a coloração esverdeada da bola incandescente provavelmente se deve aos elementos químicos que compõe a rocha, principalmente o magnésio e o ferro, que ao serem submetidos a altas temperaturas emitem luz neste seguimento do espectro.

Earthgrazer
Diferente dos asteroides que passam a centenas de quilômetros de altitude ou de outros que se chocam contra a Terra, um Earthgrazer passa muito perto ou penetra a atmosfera por um curto período de tempo, mas seguem sua orbita ao redor do Sol.
Quando um Earthgrazer penetra a atmosfera, aquece até a incandescência, dando inicio ao processo de ruptura parcial que pode produzir alguns fragmentos que atingem a superfície na forma de meteoritos.

Uma 'Super Terra' foi encontrada - a mais próxima já confirmada até agora!

Super Terra mais próxima já encontrada
31/07/15 - Além disso, o exoplaneta recém descoberto orbita uma estrela visível a olho nu
Astrônomos relataram a descoberta de um exoplaneta rochoso que se encontra a apenas 21 anos-luz de distância da Terra, sendo o planeta rochoso mais próximo já encontrado fora do Sistema Solar.

O exoplaneta chamado HD 219134b é cerca de 4,5 vezes mais massivo que a Terra, o que o coloca na categoria de "Super Terra". HD 219134b encontra-se muito próximo de sua estrela, completando uma órbita em apenas 3 dias, de modo que sua superfície seja quente demais para abrigar vida como a conhecemos, segundo os pesquisadores.
Além disso, HD 219134b não está sozinho. Os astrônomos encontraram três outros planetas no mesmo sistema, sendo que um deles tem cerca de 2,7 vezes a massa da Terra, e orbita a estrela a cada 6,8 dias. Outro deles é um mundo parecido com Netuno, mas 9 vezes mais massivo do que a Terra, com uma órbita de 47 dias; o terceiro planeta é 62 vezes mais massivo que a Terra e leva 1.190 dias para completar uma volta em torno da estrela mãe.

A estrela hospedeira, por sua vez, é do tipo K, laranja, sendo ligeiramente mais fria e menor do que o Sol. O mais legal é que essa estrela é visível a olho nu em céus muito escuros. A estrela de 5ª magnitude pode ser observada na constelação de Cassiopeia, como mostra a imagem abaixo:
Estrela HD 219134 visível a olho nu
Estrela HD 219134, que hospeda o exoplaneta rochoso mais próximo,
pode ser vista a olho nu, na constelação de Cassiopeia.
Créditos: NASA / JPL-Caltech         Clique na imagem para ampliar

"A maioria dos exoplanetas já descobertos estão a centenas de anos-luz. Mas esse sistema é praticamente um vizinho nosso", disse o co-autor do estudo Lars Buchhave, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.
Os astrônomos descobriram o sistema HD 219134 utilizando o instrumento HARPS-Norte, com o telescópio de 3,6 metros chamado Telescopio Nazionale Galileo, nas Ilhas Canárias, Espanha. O instrumento HARPS-Norte detecta planetas pelo método de "velocidade radial", basicamente à procura de pequenas oscilações no movimento das estrela, causadas pela força gravitacional dos planetas que a orbitam. Essa técnica permite que os pesquisadores determinem a massa de um planeta.

Observações adicionais feitas com o Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, confirmaram o trânsito do planeta extrassolar HD 219134b, quando ele cruzou a face de sua estrela hospedeira a partir da perspectiva da Terra. Essa medição do Spitzer  permitiu calcular o tamanho do planeta.
Ilustração artística do exoplaneta HD 219134b, o mundo rochoso mais próximo já visto
Ilustração artística do exoplaneta HD 219134b, o planeta extrassolar rochoso mais próximo já encontrado.
Créditos: NASA / JPL-Caltech         Clique na imagem para ampliar

Com o tamanho e a massa conhecida, os pesquisadores calcularam que o exoplaneta HD 219134b tem uma densidade de cerca de 6 gramas por centímetro cúbico, o que revela um planeta rochoso. Os outros planetas desse sistema não foram observados em trânsito, de modo que seus tamanhhos e densidades não puderam ser determinados até o momento.
"Este exoplaneta será um dos mais estudados nas próximas décadas", disse o cientistas do projeto Spitzer, Michael Werner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Além disso, os cientistas disseram que o planeta extrassolar HD 219134b será um grande alvo para o Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em 2018.

"Tanto o Telescópio Espacial James Webb quanto outros futuros grandes telescópios terrestres deverão examinar esse mundo em detalhes", comentou o autor do estudo Ati Motalebi, do Observatório de Genebra, na Suíça.


Existem planetas extrassolares ainda mais próximos

Apesar de ser o exoplaneta rochoso mais próximo da Terra, HD 219134b não é o exoplaneta mais próximo de todos. Um planeta de composição desconhecida, chamado GJ674b, encontra-se a cerca de 14,8 anos-luz de distância, segundo a NASA.

Em 2012, uma equipe de astrônomos anunciou a descoberta de um planeta rochoso no sistema estelar de Alpha Centauri, que fica a apenas 4,3 anos-luz da Terra. No entanto, este suposto achado continua a ser alvo de debates, e o mistério ainda não foi solucionado.

Os astrônomos também encontraram evidências de cinco planetas, sendo que alguns deles poderiam ser rochosos, orbitando a estrela Tau Ceti, a 11,9 anos-luz de distância, mas também não foram confirmados até o momento.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Windows 10 foi lançado no dia 29 de julho, mas a Microsoft continua trabalhando em novas atualizações e correções. Agora o site The Verge divulgou algumas informações sobre estas futuras atualizações do Windows 10.
Informações sobre as próximas atualizações do Windows 10
O Windows 10 foi lançado no dia 29 de julho, mas a Microsoft continua trabalhando em novas atualizações e correções. Confira algumas informações sobre estas futuras atualizações do Windows 10

INFORMAÇÕES SOBRE AS PRÓXIMAS ATUALIZAÇÕES DO WINDOWS 10

Algumas das atualizações do Windows 10 foram disponibilizadas para os usuários já no dia do lançamento, mas o primeiro grande pacote de atualizações para o sistema operacional, conhecido internamente como Service Release 1 (SR1), será lançado no início de agosto.
Já se sabe que a atualização SR1 não trará novos recursos e funcionalidades. Segundo o The Verge, seu foco é implementar correções e melhorias com base no feedback dos usuários.
Depois da SR1, a Microsoft continuará trabalhando em outro grande pacote de atualizações do Windows 10 com lançamento previsto para outubro.
A boa notícia é que este novo pacote de atualizações trará novos recursos como o aplicativo Mensagens, que terá integração com o Skype, e o suporte para extensões no navegador Microsoft Edge.
Os participantes registrados no Windows Insider Program começarão a receber novos builds do Windows 10 em breve e poderão testar os novos recursos e funcionalidades antes de todo mundo.
Falando sobre o suporte para extensões no Microsoft Edge, Drew DeBruyne, da Microsoft, revelou como elas funcionarão. Segundo ele, as extensões serão baseadas em JavaScript e a Microsoft está trabalhando para que elas funcionem como as extensões do Google Chrome.
Os desenvolvedores poderão portá-las do Chrome para o Edge com pouca ou nenhuma dificuldade.
Já a versão Preview do novo aplicativo de mensagens será disponibilizada nas próximas semanas, mas nenhuma data específica foi divulgada.

quarta-feira, 29 de julho de 2015




Windows 10 perguntas e respostas

A Microsoft lançou hoje o Windows 10 para todo mundo: ele é uma atualização gratuita para quem possui uma versão legítima do Windows 7 ou 8, e deve chegar a um bilhão de computadores.
Por isso, há várias dúvidas que vale a pena esclarecer sobre o novo sistema. Como funciona essa atualização gratuita? Qual versão vou receber? E quais são as novidades? Reunimos isso e mais a seguir.
Antes de tudo, nós recomendamos que você espere um pouco antes de instalar a atualização: ao testar o Windows 10, nós encontramos alguns bugs no sistema, em programas e em drivers – eles devem ser resolvidos em algumas semanas.
Mas, se você tiver um espírito aventureiro e não tiver medo de bugs, pode instalar agora mesmo a atualização com uma ferramenta da Microsoft – basta seguir este passo a passo.

Quais as novidades do Windows 10?

Windows 10 no laptop
De cara, você vai notar duas coisas. O menu Iniciar está de volta, desta vez com blocos dinâmicos e redimensionável. E a Central de Ações reúne notificações de outros programas, e permite acessar configurações rápidas na parte inferior.
Na barra de tarefas, você encontrará o ícone da Loja, que agora oferece apps, música e vídeos em um só lugar; e o Microsoft Edge, navegador web exclusivo para o Windows 10, que funciona mais rápido e permite fazer anotações à caneta nas páginas.
No Windows 10, os apps Metro podem ser redimensionados e tratados como janelas. Vários deles foram atualizados – incluindo o Groove Música, Vídeo, Clima, Notícias, Email e Calendário. Além disso, o app do Xbox agora permite gravar vídeos de jogos com o Game DVR, e fazer streaming de jogos do Xbox One no seu computador.
Além disso, temos o Continuum – um modo dedicado para tablets que se ativa automaticamente – e a assistente pessoal Cortana, que deve ser lançada para Insiders em português brasileiro ainda este ano. E isso não é tudo! Confira todas as novidades neste link.

Quais recursos serão removidos pelo Windows 10?

A Microsoft fez uma lista do que o Windows 10 irá remover. Isso inclui o Windows Media Center, que foi abandonado em 2009 e não rodará no novo sistema – troque-o por uma destas alternativas.
Os gadgets de área de trabalho do Windows 7 também foram retirados; boa parte da funcionalidade deles – como calendário e previsão do tempo – é facilmente substituída por blocos dinâmicos no menu Iniciar.
E, se você costuma jogar Paciência, Campo Minado e Copas no Windows 7, diga adeus a eles… e olá para as versões modernas, chamadas “Solitaire Collection” e “Minesweeper”, disponíveis gratuitamente na Loja.

A atualização é gratuita por um ano. Isso significa que, depois de um ano, o usuário precisa pagar?

Não. Isso significa que você só poderá obter o Windows 10 gratuitamente se atualizar até 29 de julho de 2016. Mas, se você instalar o sistema antes dessa data, ele continuará sendo seu – e continuará gratuito. A Microsoft explica:
Sim, é gratuita. É uma versão completa do Windows, e não uma versão de avaliação ou introdutória. A disponibilidade é por tempo limitado: você tem até 29 de julho de 2016 para aproveitar esta oferta. Depois que a atualização for concluída, você terá o Windows 10 gratuitamente no dispositivo.
Gabe Aul, da Microsoft, garante que não haverá cobranças anuais nem algo do tipo. E Terry Myerson, chefe de sistemas operacionais da empresa, disse em janeiro: “uma vez que um dispositivo com Windows estiver atualizado para o Windows 10, vamos continuar a mantê-lo atualizado por toda a vida do dispositivo – sem nenhum custo”.

É possível voltar para o Windows 7 ou 8 se o usuário não gostar do Windows 10?

Sim. Segundo a Microsoft, você terá um mês para voltar à versão anterior do Windows no seu computador.
Para remover o Windows 10, faça o seguinte:
Vá em Configurações > Atualização e segurança > Recuperação. Na parte “Voltar para uma versão anterior”, clique em “Introdução”. Aparecerão as seguintes opções:
Retirar o Windows 10 (2)
Clique em uma delas e depois em Avançar. O Windows avisa que, ao voltar para a versão anterior (7 ou 8), você não perderá seus arquivos, mas terá que reinstalar alguns programas. Clique em Avançar e siga as instruções; no final do processo, você estará de volta ao seu sistema antigo.
Retirar o Windows 10

E para quem está no Windows XP ou Vista, quanto custa o Windows 10?

A atualização gratuita só vale para quem possui uma cópia legítima do Windows 7 ou 8. Se você está rodando um sistema mais antigo, precisa pagar pelo Windows 10.
A versão completa do Windows 10 Home custa R$ 330. Enquanto isso, o Windows 10 Procusta R$ 560. A Microsoft também vende a licença do Windows 8, só que ela custa mais caro (R$ 359 e R$ 610 pelas versões normal e Pro, respectivamente).

Usuários piratas podem atualizar para o Windows 10?

Oficialmente, não. Terry Myerson, chefe de sistemas operacionais da Microsoft, diz no blog da Microsoft: “a nossa oferta para atualizar gratuitamente para o Windows 10 não se aplica a dispositivos rodando cópias não-genuínas do Windows”.
Repare que, sim, é possível atualizar uma cópia pirata usando aquela ferramenta da Microsoft. No entanto, ela não deixará de ser pirata: nas configurações, você verá o aviso de que é preciso ativar o Windows.
Windows 10 pirata
Será impossível personalizar o sistema, e talvez você tenha problemas em baixar apps da Loja. Depois de algum tempo, o Windows provavelmente exibirá avisos pedindo para que você regularize a situação comprando uma cópia do sistema.

Quais são os requisitos mínimos para atualizar?

São estes:
Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
Espaço em disco rígido: 16 GB para 32 bits ou 20 GB para 64 bits
Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela: 1024×600

Qual versão do Windows 10 eu vou receber?

Esta é a tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1:
Windows 10 - versoes de atualizacao

Quais as diferenças entre as versões Home e Pro?

A Microsoft lista neste site quais são as diferenças: ambas possuem o menu Iniciar, navegador Microsoft Edge, áreas de trabalho virtuais, Cortana (em determinados países) e mais. No entanto, só o Windows 10 Pro tem recursos avançados como BitLocker, desktop remoto, Hyper-V, suporte a Azure Active Directory, entre outros.

E quanto ao Windows RT?

O Windows RT vem instalado no tablet Lumia 2520 e em alguns modelos do Microsoft Surface. Ele não permite instalar programas desktop tradicionais como o Google Chrome ou o Photoshop, e é feito para processadores ARM.
Ele não será atualizado para o Windows 10. Em vez disso, a Microsoft vai oferecer uma atualização via Windows Update em setembro de 2015 “que aprimorará o menu Iniciar e a tela de bloqueio”, segundo a empresa. Nada de Microsoft Edge, Cortana ou coisas do tipo.

Quem atualizar para o Windows 10 e depois quiser fazer uma instalação limpa será obrigado a voltar ao Windows 7/8 e atualizar de novo?

Não. Ao atualizar seu PC pela primeira vez, ele ganha uma licença do Windows 10. Quando você instalar o sistema do zero, ele vai reconhecer seu computador e nem deve pedir uma chave de produto. A Microsoft explica:
Você não precisará de uma chave do produto (product key) para reativações no mesmo hardware. Se você fizer uma alteração significativa no hardware, talvez seja necessário contatar o suporte ao cliente para facilitar a ativação.

Eu testei o Windows 10 durante o programa Insider. Ele vai continuar?

Sim! Dessa forma, será possível testar recursos antes que sejam distribuídos a todos os usuários do Windows 10.
Para ativar o Insider, vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas. Lá, você encontrará a opção “Receber compilações de participantes do programa Windows Insider”. Se você ainda não estiver cadastrado no programa, clique em “Introdução”.
Insider no RTM
Se você já fazia parte do Insider, poderá escolher se vai receber atualizações beta no grupo Lento (mais estável) ou Rápido.
Insider no RTM (2)
Gabe Aul, chefe do programa Windows Insider, explica que “cada build individual irá expirar depois de um tempo, mas você vai continuar a receber novas builds – quando uma delas expirar, você já terá recebido uma nova”. Ou seja, trata-se de uma cópia genuína, mas de testes. Gabe avisa que “o Windows 10 se destina a ser instalado em dispositivos com Windows genuíno”.
Divulgação. © Masashi Kishimoto / Shueisha / Studio Pierrot

Nessa semana ocorreu a pré-estreia de Boruto – Naruto the Movie, que contou com a participação de vários dubladores, da banda KANA-BOON (responsável pela música-tema) e de Masashi Kishimoto. Ele falou um pouco sobre como foi encerrar a história depois de 15 anos.
O autor comentou que achava que iria descansar quando finalizou a obra, mas viu que não era possível, pois ficou totalmente envolvido na produção do longa-metragem. O pai de Naruto ainda disse que após dez anos de casamento, finalmente saiu em sua tão sonhada lua de mel. Ele brincou que só realizou isso quando seu filho já estava tão crescido quanto Boruto.
Em um momento da entrevista, Yuko Senpei (dubladora de Boruto) disse que adoraria ver a história continuar em mais filmes. O autor então sorriu e respondeu: “Eu não posso. Por favor, deixem-me descansar agora”. Kishimoto chegou chamar o novo filme de “perfeito” e que estava realmente satisfeito com o resultado.
Boruto – Naruto the Movie estreia no Japão dia 7 do mês que vem.
Divulgação. © Eiichiro Oda / Shueisha / Toei Animation
Divulgação. © Eiichiro Oda / Shueisha / Toei Animation
site oficial de One Piece foi atualizado com uma espécie de contador, que mostra quanto tempo falta até o dia 3 de agosto. Tudo leva a crer que algum anúncio importante será feito na data.
Outra novidade que veio com a atualização foi uma imagem com oito silhuetas misteriosas. Todas elas, além de mostrar o dia 03/08, revelam a frase “Sai shuketsu seyo!”, que é uma expressão japonesa para reencontro.
one piece
Essas informações estão fazendo com que os fãs levantem algumas suspeitas: o retorno teria a ver com a volta de alguns vilões já derrotados no passado? Atualmente, a tripulação Chapéu de Palha possui nove integrantes, então as imagens podem não estar se referindo a eles.
Qual seria seu palpite?

A Microsoft anunciou hoje o lançamento do aplicativo Windows DVD Player para Windows 10. Em maio deste ano, a empresa confirmou que seu novo sistema operacional não teria mais o Windows Media Center.
Quando a Microsoft lançou o Windows 10 Preview em outubro passado, muitos usuários estranharam a ausência do Media Center, que está disponível atualmente como um complemento para Windows 8.1 via Windows 8.1 Pro Pack (R$ 340) e para Windows 8.1 Pro via Media Center Pack (R$ 32).
O Media Center também está disponível como parte das edições Home Premium, Professional e Ultimate do Windows 7.
Com a certeza de que o Windows 10 não terá o Windows Media Center, é importante destacar que os usuários do Windows 7 e 8.1 que fizerem o upgrade para o novo sistema operacional perderão esta funcionalidade.
O Windows Media Center basicamente transforma o Windows em um centro de entretenimento doméstico. Com ele é assistir e gravar TV ao vivo*, criar apresentações de slides de suas fotos, escutar músicas, reproduzir vídeos armazenados no PC e reproduzir CDs e DVDs.
Ele foi introduzido originalmente em 2002 como uma nova edição do Windows XP, a Windows XP Media Center Edition.
A equipe de desenvolvimento do Media Center foi desfeita em 2009 e embora tenha sido disponibilizado como um complemento para o Windows 8.1, ele não recebeu novos recursos e funcionalidades.
*Hardware adicional necessário.
Para usuários que precisam de um software para reprodução de DVDs e não querem soluções de terceiros, a Microsoft anunciou o lançamento do Windows DVD Player para Windows 10.
Microsoft lança o Windows DVD Player para Windows 10

WINDOWS DVD PLAYER PARA WINDOWS 10

De acordo com a Microsoft, as seguintes edições do Windows terão direito ao Windows DVD Player para Windows 10 após o upgrade para o novo sistema operacional:
- Windows 7 Home Premium
- Windows 7 Professional
- Windows 7 Ultimate
- Windows 8.1 com Media Center Pack ou Windows 8.1 Pro Pack.
Basicamente, se seu sistema operacional atual tiver o Windows Media Center, você receberá o Windows DVD Player para Windows 10.
Depois de fazer o upgrade para o Windows 10, o aplicativo será baixado automaticamente via Windows Update.
Para usuários de outras edições sem o Media Center ou que não fizeram o upgrade a partir de uma das edições elegíveis, o aplicativo poderá ser obtido através da Windows Store.

A Microsoft anunciou hoje, 29 de julho, os preços do Windows 10 no Brasil. A empresa também confirmou que ele será vendido tanto em caixa, como as versões anteriores, como em pendrives.
Confira os preços do Windows 10 no Brasil
A Microsoft anunciou hoje, 29 de julho, os preços do Windows 10 no Brasil. A empresa também confirmou que ele será vendido tanto em caixa, como as versões anteriores, como em pendrives

PREÇOS DO WINDOWS 10 NO BRASIL

De acordo com a Microsoft, os preços do Windows 10 no Brasil são de R$ 329,99 para a versão Home eR$ 559,99 para a versão Pro.
Os preços para as versões em pendrive são exatamente os mesmos.
Diferente da versão em caixa, que traz dois DVDs separados para as versões 32 e 64 bits, o pendrive inclui as duas versões em um só dispositivo.

WINDOWS 10

Windows 10 foi lançado oficialmente hoje, dia 29 de julho e entre as novidades trazidas pelo sistema operacional estão o novo menu Iniciar, a assistente pessoal Cortana*, o novo navegador Microsoft Edge, novos aplicativos do Office otimizados parta uso com telas sensíveis ao toque, Xbox LIVE e aplicativo Xbox e novos aplicativos universais Fotos, Vídeos, Música, Mapas, Pessoas, Email e Calendário.
*Disponibilidade na época do lançamento deve variar dependendo da região.
Além disso, o sistema operacional traz o modo Continuum, a nova Windows Store unificada e o sistema de autenticação biométrica Windows Hello.
O modo Continuum foi criado para uso em aparelhos híbridos que combinam tablet e notebook. Com este modo o usuário pode alternar facilmente entre o uso do híbrido como tablet e como notebook, basicamente combinando a simplicidade do tablet com a experiência de uso tradicional.
Em smartphones e tablets pequenos, o modo Continuum permitirá que os usuários conectem teclados sem fio e monitores para maior produtividade. Basicamente, o smartphone se transforma em um PC.

A solução para isso é um tanto trabalhosa: primeiro você deve atualizar o Windows 7 ou Windows 8.x para Windows 10, e depois disso fazer a instalação limpa do Windows 10. Isso é necessário pois na primeira atualização a Microsoft vai gerar uma chave de ativação do Windows 10 para você - e essa chave permitirá que você instale o Windows 10 quantas vezes você quiser nesse mesmo computador ou notebook.

COMO FAZER INSTALAÇÃO LIMPA NO UPGRADE PARA WINDOWS 10

Existe uma outra solução para fazer uma instalação limpa no upgrade para Windows 10: instalar o Windows 10 na mesma partição do seu Windows atual, mas sem manter NENHUM arquivo, pasta, aplicativo ou configuração deste. Desta maneira você fará uma instalação limpa do Windows 10, e tudo relacionado ao Windows 7 ou Windows 8.x anterior estará dentro da pasta windows.old - que será apagada.
Tecnicamente não há diferença entre essas duas "instalações limpas" (pois em ambos o Windows 10 será instalado sem nenhuma relação com outra versão do Windows) além da existência da pasta windows.old na segunda solução. A vantagem disso é que na segunda solução o Windows estará ativado, bastando apenas você apagar a pasta windows.old e obter a nova chave de ativação do Windows 10.
Para fazer isso tudo, siga o passo-a-passo abaixo:
1. Instale o Windows 10 sobre o Windows 7 ou Windows 8.x atual, de acordo com a sua versão. É importante que você instale a versão correta, pois se você instalar a versão errada ele solicitará uma cd-key que você não tem:
Se você utiliza Windows 7 Home ou Windows 8, você deve instalar o Windows 10 Home
Se você utiliza Windows 7 Professional ou Windows 8 Pro, você deve instalar o Windows 10 Pro
Se você utiliza Windows 7 Starter ou Windows 8 Single Language, você deve instalar o Windows 10 Home Single Language
Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10
2. Clique na opção Alterar o que deve ser mantido:
instalacao-limpa-windows-10-2
3. Clique em Nada:
instalacao-limpa-windows-10-3
4. Instale o Windows 10 normalmente:
instalacao-limpa-windows-10-4
5. Após a instalação ser finalizada, clique o botão do Windows > Configurações:
instalacao-limpa-windows-10-4a
6. Clique na opção Atualização e segurança e em Ativação:
Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10 - Ativação
7. Clique em Ativar e o Windows será ativado. Se isso não acontecer, reinicie o computador e tente novamente. Se mesmo assim a ativação não for completada, mantenha o computador ligado pois ele será automaticamente ativado depois de algumas horas ou dias:
instalacao-limpa-windows-10-6

8. Agora vamos apagar a pasta Windows.old que contém todos os arquivos da sua instalação anterior do Windows. Se você quiser fazer backup de algum arquivo dali, esse é o momento certo!
Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10 - Windows.old
9. Roda a aplicação Limpeza de Disco:
instalacao-limpa-windows-10-8
10. Assim que a aplicação abrir, clique no botão Limpar arquivos do sistema:
instalacao-limpa-windows-10-9
11. O programa ficará algum tempo analisando o seu disco rígido e será reaberto. Clique então na opçãoInstalação(ões) anterior(es) do Windows e clique no botão OK.
instalacao-limpa-windows-10-10
12. A eliminação da pasta Windows.old levará alguns minutos:
instalacao-limpa-windows-10-11
13. Agora é hora de você saber qual é a nova chave de ativação do seu Windows 10. Para isso faça download do ProductKey da Nirsoft e execute o arquivo ProduKey.exe existente ali dentro (alguns antivirus ou antimalware podem reclamar desse arquivo, mas isso é normal devido à natureza dele e esse aplicativo não oferece risco algum). Anote a sua chave de ativação (cd-key) do Windows 10:
instalacao-limpa-windows-10-12
É isso aí! A instalação limpa no upgrade para Windows 10 foi finalizada e agora você está pronto para usar a sua versão limpa e "zerada" dele!
Boa diversão :)

Sonda detecta possível atmosfera sobre pontos brilhantes de Ceres



Ao que tudo indica, aqueles estranhos pontos brilhantes observados nas crateras do planeta anão Ceres não são feições estáticas, mas a fonte de uma possível atmosfera criada pela sublimação de algum material ainda não identificado.
Pontos brilhante em Ceres
Desde que a onda Dawn chegou a Ceres, em fevereiro de 2015, uma série de perguntas passou a rondar a cabeça dos cientistas planetários e do público - leigo ou não - interessado nos mistérios do Sistema Solar.
Entre os inúmeros questionamentos, talvez o mais popular seja sobre os intrigantes pontos brilhantes encontrados no fundo de algumas crateras. Até agora ninguém sabe ao certo do que se tratam, mas o mistério pode estar chegando ao fim.
De acordo com o principal investigador da missão, Christopher Russell, ligado à Universidade da Califórnia, os famosos pontos brilhantes da cratera "Occator" parecem estar sublimando material no espaço, criando uma espécie de atmosfera localizada dentro das paredes do buraco, de 92 quilômetros de diâmetro.
"Se você olhar em um ângulo bem específico verá o que parece ser neblina, que vai e volta de modo bem regular", disse Russell. Segundo o cientista, isso reflete uma possível sublimação que estaria gerando a atmosfera no interior da cratera, mas que não vai além do seu limite.
Esta nova informação parece reforçar ainda mais o argumento dos pesquisadores que argumentam que os pontos brilhantes de Ceres são compostos de gelo, em vez de algum tipo de sal.
Além da possível sublimação (passagem instantânea do estado sólido para o gasoso), os dados da nave Dawn revelaram que Ceres tem 962 km de diâmetro, 12 km a menos do que se pensava o que torna Ceres 4% mais denso.
Baseados na densidade de Ceres, os cientistas sabem que o planeta anão contém grande quantidade de água, a maioria sob a forma de gelo. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a água líquida pode existir em lugares abaixo da superfície.
"É possível que os sistemas de água associados com Ceres possam abrigar algum tipo de vida, por isso é importante passar algum tempo sondando sua superfície e estudar quais as implicações astrobiológicos", disse Russel.

Prepare-se: A Lua azul está chegando e não adianta fugir!


Se você é do tipo que gosta da Lua Cheia e não tem medo de lobisomens ou superstições, então se prepare. Nesta sexta-feira teremos novamente a Lua Azul, uma coincidência astronômica rara que só vai acontecer de novo em 2018. Aproveite!
Lua Azul
Apesar de ser um nome esquisito, Lua Azul não é de fato a cor com que a Lua vai se apresentar aos nossos olhos. E também não morde as criancinhas, como poderia ser imaginado pelos mais afoitos. Lua Azul é somente o nome que se dá para a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês.

Em julho, a primeira Lua Cheia ocorreu no dia 2, quinta-feira e a segunda Lua Cheia - a Lua Azul - será nesta sexta-feira, 31, às 07h43 BRT (Hora de Brasília). Em 2012 a coincidência se repetiu, com duas Luas cheias em 2 e 31 de agosto.
A próxima Lua Azul acontecerá somente em janeiro de 2018.

Saiba a hora em que a Lua Nasce em sua cidade
Apesar da última Lua Azul ser recente o evento não acontece todos os anos, mas em média uma vez a cada 2.66 anos e em 1999 tivemos duas Luas Azuis em um período de apenas 3 meses.
Essa coincidência ocorre devido ao ciclo lunar ser de 29.530589 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes.

Origem do nome
De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século 16 por algumas pessoas que ao observarem a Lua a viram azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul.
Esse fato criou uma espécie de expressão linguística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul" se popularizaram rapidamente.
Assim, com esse significado de "nunca" ou "raro" que o termo foi usado para designar as duas luas cheias que ocorrem no mesmo mês, ou seja, uma coisa rara, que não acontece sempre.

Lua Azul Mesmo
Curiosidades a parte, existem alguns registros raros onde a coloração do nosso satélite foi realmente alterada. Um desses registros remonta aos anos de 1883, quando uma violenta erupção no vulcão Krakatoa, na ilha de Java, lançou ao espaço milhões de toneladas de gases e poeira fazendo com que a Lua, quando observada próxima ao horizonte, fosse vista em tons azulados. De acordo com os relatos, isso durou aproximadamente dois anos e foi testemunhado em todo o planeta.
Em 1951, um grande incêndio nas florestas canadenses produziu o mesmo efeito que o Krakatoa, mas só pode ser observado na América do Norte.

Mais Raro Ainda
Em 2009, a Lua azul aconteceu exatamente na virada do ano, em uma coincidência que só ocorre a cada 19 anos. Além disso, no mesmo dia tivemos um eclipse parcial lunar e isso só acontece 11 vezes a cada mil anos.
Se você achou pouco então se prepare. Em dezembro de 2048 tudo isso vai acontecer junto de novo, mas ao invés de um, teremos dois eclipses no mesmo mês.
É claro que neste caso o uso de um telescópio ou binóculo é altamente recomendado, mas um amuleto também será muito bem vindo!

Foto: Apesar da coloração azul da Lua, não será nesse tom que ela será vista no dia 31 de agosto. Lua Azul é somente o nome que se dá para a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês.